No segundo dia, a programação da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem mesas-redondas, sessões especiais, conferências e encontros sobre ciência, tecnologia e inovação, saúde e educação. Serão cerca de 43 atividades ao longo do dia. Parte das sessões realizadas presencialmente na UFPA também terão transmissão ao vivo.
Entre os destaques das conferências está a da ministra Saúde, Nísia Trindade, que acontecerá no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, às 10h. A atividade, que terá transmissão online ao vivo pelo canal da SBPC no Youtube, será apresentada pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
Outro destaque da manhã será a conferência “Novos materiais nanotecnológicos para armazenamento sustentável de energia: baterias de sódio operando em água”, proferida por Aldo José Gorgatti Zarbin, professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Conselho da SBPC. A atividade, que será realizada no auditório H2 do Bloco H, às 10h, será apresentada por Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, diretora da SBPC.
Edna Maria Ramos de Castro, professora emérita da UFPA, por sua vez, irá proferir também às 10h a conferência “Amazônia, decolonialidade e pensamento crítico sobre o desenvolvimento”, no auditório Setorial Básico 2.
“As flores do bem” é tema da conferência de Sidarta Ribeiro, professor titular de Neurociências do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Conselho da SBPC, às 10h, no auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia. A atividade será apresentada por Marimélia Porcionatto, diretora da SBPC.
Às 11h30, seis livros serão lançados no estande da SBPC na ExpoT&C, uma das principais atividades da 76ª Reunião Anual.
Já na parte da tarde, Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, diretora da SBPC, irá coordenar a mesa-redonda “Como podemos contribuir para uma política de ciência aberta?”, às 13h, no auditório Setorial Básico 2. O debate contará com a participação de Sigmar de Mello Rode, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Luiz Antônio Pessan, professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Olival Freire Junior, professor titular da Universidade Federal da Bahia e pesquisador 1-C do CNPq, e Claudia Maria Bauzer Medeiros, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Outro destaque do dia é a mesa-redonda que debaterá a “A atratividade de uma carreira científica no Brasil para pesquisadores estrangeiros”, promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo, às 13h, no auditório Setorial Básico 1. A atividade que será coordenada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, contará com a participação de Stephanie Dahn batista, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) , Judith Hoelzemann, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas, Dalila Andrade Oliveira, diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq), e Rui Vicente Oppermann, diretor de Relações Internacionais Capes e doutor em Odontologia pela Universidade de Oslo.
Às 16h, Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Ufam e diretor da SBPC, irá coordenar a mesa-redonda “Desafios às políticas de CT&I para Amazônia”, no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciência Biológicas (ICB). O debate contará com a participação de Alfredo Wagner Berno de Almeida, professor permanente do PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH-UEA) e do PPG em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA) da UEMA, Ima Célia Guimarães Vieira, pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi, e Rosane Nassar Meireles Guerra, professora titular e diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
No mesmo horário, às 16h, Glaucius Oliva, professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), irá coordenar a mesa-redonda “Caminhos para a neo-industrialização do Brasil”, no auditório Setorial Básico 1. O evento irá contar com a participação de Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Jefferson de Oliveira Gomes, do Confederação Nacional da Indústria (CNI), Adriana Ferreira de Faria, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), e Carlos Augusto Grabois Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS).
A Roda de Conversa “Educação: 18 meses passados e o Porvir”, que será realizada às 16h, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, será coordenada pelo presidente da SBPC. A atividade contará com a participação de Maria Teresa Gonzaga Alves, diretora de Estudos Educacionais da Autarquia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os palestrantes. E os debatedores Rafael Barreto Almada, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Márcia Abrahão Moura, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Manuella Mirella Nunes da Silva, da União Nacional dos Estudantes (UNE), e José Francisco Soares, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Transmissão
Algumas atividades da 76ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Pará (UFPA), serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios Setorial Básico 1 e 2 terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas e o do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia terão transmissão pelo canal da UFPA.
Apoiadores
A 76ª Reunião Anual é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Esta edição tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.
Confira a programação completa no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/
Vivian Costa – Jornal da Ciência