Sérgio Henrique Ferreira é o destaque de agosto de 2025 do calendário “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2024-2025) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
O médico Sérgio Henrique Ferreira (1934 – 2016) foi um pesquisador internacionalmente reconhecido por sua grande contribuição à área da farmacologia. Em 1980, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABDC) e, no ano seguinte, da revista Brazilian Journal of Medical and Biological Research, publicação importante no campo das biociências. Entre 1988 e 1989, foi presidente da Comissão Nacional de Medicamentos e diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE, 1966), a qual presidiu entre os anos de 1986 e 1989, e presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE) entre 1991 e 1995.
Ferreira foi presidente da SBPC de 1995 até 1999, período em que atuou firmemente para estancar os sucessivos desmontes no sistema de ciência e tecnologia nacional que o país vivia há mais de uma década. A publicação da Carta de Maringá (1998) é exemplo contundente do esforço da entidade para impedir a continuação dos contingenciamentos. Os debates em torno da Lei de Patentes e do projeto SIVAM também foram marcantes no período, quando a SBPC buscava garantir que os interesses da população brasileira fossem levados em consideração nesses processos. Com a liderança de Sérgio Ferreira, a entidade colaborou para a pavimentação do cenário de mais autonomia e investimentos em C&T que seria observado na década seguinte.
Nesta edição, o calendário destaca que no decorrer de seus 76 anos de história, a SBPC pôde contar com a colaboração de muitos homens e mulheres empenhados na construção de um país mais justo e desenvolvido. Os amigos da ciência congregados pela entidade são cientistas, pesquisadores, estudantes, professores e interessados que têm seu esforço materializado nas muitas conquistas colecionadas pela SBPC na sua longa trajetória de lutas.
“A ação conjunta da entidade é sempre representada pelo seu presidente. Mais do que um reconhecimento acadêmico, a posição de presidente da SBPC sinaliza um reconhecimento comunitário da dedicação dessas figuras para a construção da ciência no Brasil. Aqueles que ocuparam o cargo tinham em comum o envolvimento com a divulgação, popularização e financiamento da ciência no Brasil, a defesa da educação e do meio ambiente, o empenho para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras e, o que sintetiza tudo isso, o compromisso com a democracia. Por esse motivo, na edição deste ano do calendário, a SBPC homenageia os 18 cientistas que a presidiram entre 1948 e 2021”, ressalta a publicação.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência