A UFMG lançou nesta semana um spot – uma peça sonora de rádio – para anunciar a realização da 69ª edição da Reunião Anual da SBPC ao grande público mineiro. O anúncio está sendo veiculado desde quarta-feira (28) em todas as estações do MOVE, o sistema de transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte (MG), que conta com mais de 40 pontos, ao longo de cerca de 23 km de corredores, atendendo mais de 500 mil pessoas por dia. Confira o spot aqui.
A intenção é convidar toda a população a participar do maior evento de divulgação científica da América Latina, que será realizado no campus da Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 22 de julho. Como acontece todos os anos, a Reunião Anual da SBPC é aberta e gratuita para todos. Há também a possibilidade de se inscrever (mediante pagamento) para o evento e, com isso, receber um certificado de participação.
Sobre a RA
A 69ª Reunião Anual da SBPC terá como tema central “Inovação – Diversidade – Transformações”. A programação terá mais de 240 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. Das atividades confirmadas nas programações científica, da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura, serão 70 conferências, 91 mesas-redondas, 55 minicursos, 13 sessões especiais, 4 assembleias, 3 reuniões de trabalho e 5 encontros. O evento marcará os 90 anos da UFMG.
O programa da 69ª Reunião Anual da SBPC foi preparado com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que de melhor se faz em ciência hoje no Brasil. A sessão de abertura será no domingo, dia 16 de julho, às 19h. Entre outros temas que serão debatidos nas conferências estão “Vírus emergentes: diversidade genética e inovação no diagnóstico, estudo e tratamento”, “A inconfidência mineira”, “Os desafios da pós-graduação”, “Transformações sociais e políticas. O Brasil no mundo contemporâneo”, entre outros.
Para as mesas-redondas, serão trazidas discussões que incluem a “Educação integral”, “Ética na ciência”, “Saúde, inclusão social e geração de renda no Brasil”, “Biologia pós-genômica˜, “As aplicações nucleares no mundo de hoje”, “Mulheres e Sociedade”, “O dia a dia da célula”, entre outros.
Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Belo Horizonte tem como principal objetivo popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 69ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.
Junto com a 69ª Reunião Anual da SBPC serão realizadas também a SBPC Jovem, a ExpoT&C, a SBPC Afro e Indígena e a SBPC Cultural. As programações e mais informações poderão ser conferidas no site do evento.
Jornal da Ciência