Após cinco dias plenos de mesas-redondas, rodas de conversa, sessões especiais e conferências, a programação científica da 76ª Reunião Anual da SBPC se encerra nesta sexta-feira (12) com debates sobre meio ambiente, povos originários e Inteligência Artificial (IA). Serão mais de 40 atividades promovidas pela SBPC e sociedades afiliadas no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA) e também online. Confira a seguir alguns temas que serão discutidos.
Às 10h, Osvaldo Novais de Oliveira Jr., diretor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, irá apresentar a conferência “Inteligência Artificial e suas aplicações em ciência e educação: desafios e oportunidades”. A atividade, que será realizada no auditório H2 do Bloco H, será apresentada por Luis Carlos Bassalo Crispino, professor da UFPA.
Já no auditório Setorial Básico 1, também às 10h, Alfredo Wagner Berno de Almeida, professor permanente do PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH-UEA) e do PPG em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA) da UEMA, irá proferir a conferência “Povos indígenas e quilombolas face às iniciativas de institucionalização do mercado de créditos de carbono”. A atividade será apresentada por Jane Felipe Beltrão, da UFPA.
Tércio Ambrizzi, coordenador do INCLINE (INter-disciplinary CLimate INvestigation cEnter) Núcleo de Apoio a Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP, por sua vez, irá proferir, também às 10h, a conferência “Eventos Climáticos Extremos E As Vulnerabilidades Do Brasil”, no auditório Arlindo do Instituto de Ciência Biológicas. A atividade será apresentada por Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC.
Outro destaque do dia é a mesa-redonda “A municipalização da C&T – plantar CT&I nos municípios”, que será realizada às 13h no auditório Setorial Básico 2. A atividade será coordenada por Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC, e contará com a participação de Newton Lima Neto, diretor de Relações Institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, diretor-executivo da Bem Comum, e Tito José Bonagamba, professor titular da USP.
Às 16h, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, integra a roda de conversa “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A atividade será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes. Coordenada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a atividade contará também com a participação de Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da UFPA, e Ima Célia Guimarães Vieira, pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal da SBPC, no Youtube www.youtube.com/canalsbpc.
Logo em seguida, às 19h, será realizada a sessão de encerramento da 76ª Reunião Anual da SBPC, também no Centro de Eventos Benedito Nunes.
Transmissão
Algumas atividades da 76ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Pará (UFPA), serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios Setorial Básico 1 e 2 terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas e o do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia terão transmissão pelo canal da UFPA.
Apoiadores
A 76ª Reunião Anual é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Esta edição tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.
Confira a programação completa no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/
Vivian Costa – Jornal da Ciência