As urnas eletrônicas terão destaque na programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O público poderá participar de duas atividades em torno do assunto no penúltimo dia do evento, 29 de julho (sexta-feira).
A primeira atividade será a mesa-redonda “História das urnas eletrônicas no Brasil”, das 13h às 15h30. Com coordenação de Carlos Velloso, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sessão contará com a participação de Célio Castro Wermelinger, analista judiciário do TSE, Avelino Francisco Zorzo, professor titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Fernanda Soares Andrade, jornalista do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT).
Em seguida, a partir das 15h30, será o lançamento do livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, escrito por Fernanda Soares Andrade. A obra conta a história da criação do equipamento e as mudanças que sua utilização trouxe ao longo dos anos, e tem como objetivo esclarecer a população sobre o funcionamento e segurança da urna eletrônica.
Disponível para download gratuito neste link, o livro baseia-se em documentos do TSE e em depoimentos de pessoas que participaram do desenvolvimento da urna, como engenheiros e membros do TSE, entre eles, o ministro Gilmar Mendes, que já presidiu o TSE, e o ministro Carlos Velloso, em cuja gestão no TSE se implantou a urna eletrônica.
74ª Reunião Anual da SBPC
A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retorna à sua forma presencial depois de dois anos de atividades virtuais devido à pandemia do coronavírus. Sua 74ª edição será realizada de 24 a 30 de julho na Universidade de Brasília (UnB), com centenas de atrações. Neste ano, o evento traz como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.
Esta edição acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
Confira aqui informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.
Jornal da Ciência – SBPC