A Sociedade Brasileira de Progresso para a Ciência (SBPC) – Regional Goiás realiza nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, a entrega do V Prêmio SBPC de Popularização da Ciência. A iniciativa, que teve início em 2013, tem como objetivo democratizar a ciência, diminuindo a distância entre a produção do conhecimento e a população. O evento acontece às 19 horas, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), onde também ocorre o lançamento do Guia e Exposição de Fotos “Um olhar perspicaz: os bens tombados e acautelados de Goiânia” e a entrega de outro prêmio, o “Amigos da Ciência”.
A secretária regional da SBPC, Márcia Pelá, explica que o prêmio funciona como um reconhecimento e estímulo aos estudantes de graduação e pós-graduação. Ela lembra que a primeira edição do projeto foi realizada durante o 6º Fórum de CT&I do Cerrado, já que a iniciativa de premiar os trabalhos acadêmicos abrange um dos cinco eixos da Agenda Goiás para o fomento da ciência, reforçando o conhecimento cientifico em todos os níveis. “Ao longo desses cinco anos vemos crescer cada dia mais a participação de pessoas que se preocupam com estreitamento entre a ciência e a população”, comenta.
São selecionados trabalhos em seis áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias), Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. De acordo com Márcia, os premiados serão agraciados com diploma de mérito, além de compor o livro da SBPC. “Este ano tivemos uma experiência muito interessante. Os ganhadores do prêmio participaram conosco do projeto que levamos esses trabalhos para as escolas públicas, compartilhando o conhecimento numa linguagem mais acessível para os estudantes”, conta.
Homenagem
Além da premiação dos trabalhos acadêmicos, durante a solenidade também acontecerá a entrega do prêmio Amigos da Ciência. Os homenageados são pessoas e instituições que contribuem, de alguma forma, para o avanço da ciência e tecnologia no Estado de Goiás. Este ano, receberão o mérito o Adufg-Sindicato; a Universidade Federal de Goiás (UFG); a Associação de Pós-Graduandos (APG/ UFG, ; o deputado Francisco de Oliveira; o diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Integral (Cepi), Pedro Gomes, Professor Jose Joaquim Gomes Neto; o professor do Colégio Estadual Professora Alzira Alves de Queiroz, Lucas Filho; e o professor do IFGoiano de Rio Verde, Paulo Sérgio Pereira.
Mostra
Com um total de 35 fotografias, a exposição “Um olhar perspicaz: os bens tombados e acautelados de Goiânia” refaz a história da capital nas edificações situadas nos setores Central, Campinas, Sul, Leste Vila Nova, Leste Universitário e Ferroviário. A iniciativa é fruto do projeto “Elaboração de inventário, pesquisa e diagnóstico de riscos e vulnerabilidades dos bens tombados e bens acautelados pelo município de Goiânia”, realizado pela Kultur/Instituto Terra Goyazes, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Outro resultado deste projeto é o Guia dos Bens Tombados e Acautelados no município de Goiânia, que será apresentado no mesmo evento.