Um em cada três moradores do Complexo da Maré, conjunto formado por 16 favelas no Rio de Janeiro, afirma ter sua saúde mental afetada pela violência ao redor. É o que revela a pesquisa “Construindo Pontes”, realizada pela organização inglesa People’s Palace Projects e pela Redes da Maré. O estudo mostra que pessoas em situações de violência são mais vulneráveis ao sofrimento mental.
Foram ouvidos 1.411 moradores acima de 18 anos entre 2018 e 2020. Os problemas mais comuns são episódios depressivos (26,6%) e ansiedade (25,5%). Entre as pessoas que estiveram em meio aos tiroteios, 12% relatam pensamentos suicidas e 30% pensaram mais sobre a morte. Entre os entrevistados, 63% disseram sentir medo de serem alvejados por um tiro onde moram e 71% indicaram um temor ainda maior com a possibilidade de que alguém próximo seja a vítima.
Outra situação relatada por boa parte dos moradores foram as invasões domiciliares. Ao todo, 13% relataram que tiveram sua casa invadida nos meses que sucederam a pesquisa, percentual que aponta para um total de 6.210 domicílios que passaram por invasões, muitas vezes acompanhadas de violência verbal, extorsão e perdas materiais. Em 47% destes casos, a violência se repetiu.
A saúde mental é um problema global, mas, no Complexo da Maré, a situação é ainda pior: “é um problema muito grande, muito sério, por causa dessas violências físicas, por causa desses medos, por causa dessas experiências traumáticas vividas pelos moradores”, alerta o diretor teatral e principal pesquisador de Construindo Pontes, Paul Heritage. Ele lembra que as dores e os sintomas de saúde mental não são evidentes como os de uma perna quebrada: “Eles não se tratam com um remédio como os que usamos para dores de cabeça”.
Para a psicóloga e psicoterapeuta Laís Barreto o estudo realizado na Maré é fundamental para que sociedade perceba que as pessoas em situações de violência — independentemente da região — ficam mais vulneráveis ao sofrimento/adoecimento mental.
Ações
Diante do cenário apresentado pela pesquisa, a Redes da Maré e a People’s Palace Projects desenvolveram ações que buscam combater os principais transtornos psicológicos causados pela violência nas favelas. Uma destas ações é o Guia de Saúde Mental da Maré, publicação que reúne orientações básicas aos moradores sobre o tema.
Os efeitos da exposição à violência na saúde mental das vítimas é o tema de uma das reportagens da nova edição do Jornal da Ciência nº 795, lançado essa semana. Com o tema central “Violências”, o especial traz entrevistas com cientistas, pesquisadores e especialistas — no caso Maré também foram entrevistados moradores da comunidade — que ajudam a entender o cenário em que o Brasil se encontra atualmente. A publicação está disponível para download gratuito no site do Jornal da Ciência Online. Baixe o seu exemplar e confira.
Vivian Costa – Jornal da Ciência