Warwick Estevam Kerr é o destaque de janeiro de 2025 do calendário “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2024-2025) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
Warwick Estevam Kerr (1922 – 2018), agrônomo e expoente pesquisador de abelhas brasileiro, foi o primeiro diretor científico da Fapesp (1962–1964). Foi um dos criadores do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (1958), do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1964), do Departamento de Biologia, do Laboratório de Genética (LabGeM) e do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Maranhão (1981), onde escolheu viver depois da aposentadoria para contribuir com o avanço científico de um dos estados mais pobres da união.
Presidiu a SBPC entre os anos de 1969 e 1973, fase de recrudescimento dos arbítrios da ditadura. Na entidade, atuou pela defesa de estudantes e professores perseguidos e pela inclusão das humanidades na agenda da SBPC. Durante a sua gestão, em 1969, foi criada a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), com o apoio da Sociedade. Dirigiu ainda o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), de 1975-1979 e 1999-2002, sendo responsável pelo crescimento e consolidação das atividades da instituição. Em reconhecimento a sua atuação pela segurança alimentar das comunidades carentes do Maranhão por meio da educação, recebeu o título de Cidadão Ludovicense da Câmara Municipal de São Luís e de Cidadão Maranhense da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão em 1988
Nesta edição, o calendário destaca que no decorrer de seus 76 anos de história, a SBPC pôde contar com a colaboração de muitos homens e mulheres empenhados na construção de um país mais justo e desenvolvido. Os amigos da ciência congregados pela entidade são cientistas, pesquisadores, estudantes, professores e interessados que têm seu esforço materializado nas muitas conquistas colecionadas pela SBPC na sua longa trajetória de lutas.
“A ação conjunta da entidade é sempre representada pelo seu presidente. Mais do que um reconhecimento acadêmico, a posição de presidente da SBPC sinaliza um reconhecimento comunitário da dedicação dessas figuras para a construção da ciência no Brasil. Aqueles que ocuparam o cargo tinham em comum o envolvimento com a divulgação, popularização e financiamento da ciência no Brasil, a defesa da educação e do meio ambiente, o empenho para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras e, o que sintetiza tudo isso, o compromisso com a democracia. Por esse motivo, na edição deste ano do calendário, a SBPC homenageia os 18 cientistas que a presidiram entre 1948 e 2021”, ressalta a publicação.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência