A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (29/04) audiência pública com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger. O ministro explicou algumas das ações desenvolvidas para alcançar os objetivos do governo federal de fazer do Brasil uma “pátria educadora”.
Segundo a Agência Câmara, o ministro Unger, disse que a criação de uma carreira nacional para professores é mais importante que a discussão sobre um piso nacional para a categoria.
Ao responder pergunta da deputada professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), autora do requerimento da audiência, ele disse que o piso tem que respeitar a realidade nacional e que essa discussão não pode superar a da carreira. Segundo a deputada, muitos estados não estão cumprindo o piso por falta de recursos.
“Há um perigo a enfrentar em relação ao piso. Não podemos permitir que a questão maior, da carreira nacional, seja inibida pelo piso. O piso é um tema menor. O importante deve ser a carreira e não o piso”, disse Unger.