Allchemy
O site AllChemy Web contém links sobre diversos conteúdos de química. Recomendado a estudantes e profissionais de ensino médio e superior.
O site AllChemy Web contém links sobre diversos conteúdos de química. Recomendado a estudantes e profissionais de ensino médio e superior.
No museu é possível realizar várias experiências utilizando os seus instrumentos, muitos deles são a prova para diversas contas, fórmulas, cada experimento nos intriga ainda mais no mundo da matemática. Além dos instrumentos interativos no museu inteiro, há quadros com importantes personagens da matemática. O museu, organizado pelo professor Aguinaldo Prandini Ricieri, oferece diversos cursos nos fins de semana. No local é possível entender conteúdos aprendidos na sala de aula, fazendo experimentos.
Ocupando uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade museográfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições, um edifício chamado Centro Educacional, onde estão situados laboratórios didáticos de ciências e informática e conta com um Manguezal de rara beleza e interesse científico, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens.
Com uma área de 9.300 m² e localização privilegiada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Casa SESI Matemática foi inaugurada em 2015 com exposições permanentes e temporárias. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é parceiro da Casa SESI Matemática na gestão do conteúdo científico. Por ser um espaço aberto para visitação pública, a Casa SESI Matemática pretende explorar de forma lúdica e interativa a disciplina e a sua relação com o nosso dia a dia, além de servir de local de produção e disseminação de conteúdo, elaboração de novas formas de ensino e aprendizagem.
O Museu Interativo da Física tem como meta funcionar como um suporte de educação científica e tecnológica informal, difundindo cultura e conhecimento científico, especificamente na área de Física.
É um espaço de divulgação científica que, na internet, traz exposições, atividades lúdico-educativas e conteúdos sobre ciência e tecnologia. Há, por exemplo, uma biblioteca virtual com coleção de artigos de divulgação científico-tecnológica. O visitante encontra também o caminho para conhecer outros museus e espaços oferecidos por instituições nacionais e internacionais.
O observatório, criado em 1851, atua em três grandes áreas de conhecimento – Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional. Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.
Inaugurado em janeiro de 1957, o primeiro da América Latina, conta com novos projetores periféricos que são capazes de trazer para São Paulo as imagens captadas do telescópio espacial Hubble e dos satélites da Nasa, entre outras possibilidades. A cúpula interna tornou-se uma grande tela de projeção e o espectador tem a sensação de estar mais próximo ao céu, tornando as sessões didáticas e divertidas.
O Planetário Professor José Baptista Pereira, também conhecido como Planetário da UFRGS, pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi aberto ao público em novembro de 1972, no encerramento da XIII Semana de Porto Alegre. Suas instalações incluem um entorno com espelho d’água, relógio de sol e uma rosa dos ventos. A cúpula tem 12 metros de diâmetro, e seu aparelho possibilita a projeção do sistema solar e de oito mil estrelas, com suas posições passadas, presentes e futuras. Além das projeções o planetário desenvolve um programa de atividades culturais paralelas.
O Projeto Com Ciência Física é um dos trabalhos desenvolvidos pelo corpo docente do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica do Instituto de Física da UERJ, na área de ensino. O objetivo fundamental do projeto é fornecer aos usuários conhecimentos necessários para que possam desenvolver trabalhos práticos que surgem naturalmente das suas atividades do cotidiano, possibilitando uma formação consciente, ativa, independente e criativa aos estudantes no que se refere ao ensino de Física. Procura-se, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade dos visitantes no que se refere ao aspecto lúdico da Física aplicada.