A SBPC lamenta a morte de Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, professora do Departamento de Educação e da pós-graduação de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conselheira da SBPC.
Pernambuco possuía graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Ela tinha experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: formação de professores, Paulo Freire, dialogicidade, educação do campo, ensino de ciências naturais e educação ambiental.
“Marta foi uma professora e pesquisadora muito importante para o ensino de física e de ciências no País. Profissional dedicada, competente e generosa atuou em muitas áreas e funções acadêmicas e formou dezenas e dezenas de estudantes. Ativa e muito engajada, participou da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da SBPC desde a década de 1970. Atualmente pertencia ao Conselho da SBPC. Será uma perda para todos nós e lhe deixamos aqui o nosso adeus e o muito obrigado por tudo que fez”, declara o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.
O velório será nesta segunda-feira, 14 de maio, a partir das 15h, no Cemitério São Paulo, na rua Cardeal Arco Verde, 1250, e o enterro será amanhã, terça-feira, no mesmo local, às 12h.
SBPC