SBPC lamenta falecimento de Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Professora da UFRN por mais de 20 anos, ela era conselheira da SBPC
Professora da UFRN por mais de 20 anos, ela era conselheira da SBPC
Professora da UFRN por mais de 20 anos, ela era conselheira da SBPC

A SBPC lamenta a morte de Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, professora do Departamento de Educação e da pós-graduação de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conselheira da SBPC.

Pernambuco possuía graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994).  Ela tinha experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: formação de professores, Paulo Freire, dialogicidade, educação do campo, ensino de ciências naturais e educação ambiental.

“Marta foi uma professora e pesquisadora muito importante para o ensino de física e de ciências no País. Profissional dedicada, competente e generosa atuou em muitas áreas e funções acadêmicas e formou dezenas e dezenas de estudantes. Ativa e muito engajada, participou da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da SBPC desde a década de 1970. Atualmente pertencia ao Conselho da SBPC. Será uma perda para todos nós e lhe deixamos aqui o nosso adeus e o muito obrigado por tudo que fez”, declara o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

O velório será nesta segunda-feira, 14 de maio, a partir das 15h, no Cemitério São Paulo, na rua Cardeal Arco Verde, 1250, e o enterro será amanhã, terça-feira, no mesmo local, às 12h.

SBPC