Em moção aprovada na terça-feira, 25, durante a 44ª Assembleia Geral de Membros, em Foz do Iguaçu, a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular manifesta a preocupação com os cortes de verbas que atingem as pesquisas da pós-graduação no País
A Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) enviou na quarta-feira, 26 de agosto, uma carta à presidente Dilma Rousseff e aos Ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação manifestando-se contra os recentes cortes de verbas destinados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A moção foi aprovada por unanimidade na terça-feira, 25, durante a 44ª Assembleia Geral de Membros, em Foz do Iguaçu (PR), onde a SBBq realiza seu 44º Encontro Anual, juntamente ao 23º Congresso da União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular (IUBMB).
O documento segue o exemplo do manifesto enviado pela SBPC e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) à Presidência da República, no dia 28 de julho, pleiteando caminhos viáveis para a continuidade e o crescimento dos investimentos do País em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Na carta, a SBBq argumenta que os cortes à Capes atingiram significativamente os programas PROEX, PROAP e também resultaram na suspensão dos Editais Pró-Equipamento. O texto ressalta também que o contingenciamento de fundos do FNDCT afetaram iniciativas estruturantes do CNPq, como os Editais Universais, o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e Editais dos Fundos Temáticos Setoriais.
“O corte de verbas destinadas à pesquisa e pós-graduação encerra o risco de desestruturação e estagnação de importantes programas de formação de pessoal qualificado e geração de conhecimento científico necessários à inovação e ao desenvolvimento econômico e social de nosso país”, alerta.
Veja aqui o texto na íntegra.
(Jornal da Ciência)