A articulação das atividades tradicionais de serviços e agronegócio com o sistema estadual de inovação é o elo que pode levar o Piauí a um desenvolvimento sustentável. O Estado também apresenta grande potencial para o fornecimento de energias renováveis para fomentar a economia regional e nacional.
A análise foi apresentada por especialistas durante mesas-redondas que compuseram a programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre 13 e 15 de março em Teresina (PI).
Coordenado pela professora Laila Salmen Espindola, diretora da SBPC, a mesa “Perspectivas para uma economia sustentável no Piauí” contou na tarde do dia 13 com a participação do professor e gestor público José Antônio Bertotti Júnior e da economista Jaíra Maria Alcobaça Gomes, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
No dia seguinte, a mesa-redonda “O papel do Piauí no desenvolvimento e expansão das tecnologias que geram ou utilizam fontes renováveis de energia” foi coordenada pelo professor Clóvis Bosco Mendonça Oliveira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e teve como palestrantes os engenheiros Osvaldo Ronald Saavedra Mendez, Suani Teixeira Coelho e Marcos Antônio Tavares Lira.
A cobertura completa das atividades da Reunião Regional está na nova edição do Jornal da Ciência Especial.
Baixe o seu exemplar gratuitamente e boa leitura!
Janes Rocha – Jornal da Ciência