A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (13) as propostas que o Brasil defenderá na Conferência do Clima (COP 21), que será realizada no mês de dezembro, em Paris.
A COP 21 reunirá representantes de quase 100 nações para debater novos compromissos para amenizar as mudanças climáticas. Um novo acordo de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa substituirá o Protocolo de Quioto a partir de 2020.
Segundo a agência Câmara, o autor do requerimento para realização da audiência pública, o deputado Zé Silva explica que o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas elaborou um estudo com a finalidade de subsidiar o governo brasileiro na elaboração das propostas que serão apresentadas em Paris. Os deputados vão debater esse estudo durante a audiência.
Foram convidados para o debate a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o secretário de Política Agrícola do Mapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar; o assessor do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), Neilton Fidelis da Silva; o Instituto Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ); o pesquisador da Embrapa da área de recursos genéticos e biotecnologia, Genaro Ribeiro de Paiva.