SBPC NA 4ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

SBPC 70 ANOS E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS COM O ACERVO.

O Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH/SBPC) tem a honra de participar da 4ª Semana Nacional de Arquivos apresentando a exposição SBPC 70 anos.

A exposição foi elaborada em 2018, inserida na ordem de comemorações aos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que contou ainda com duas publicações, um calendário e atividades por todo o país. A primeira versão da exposição foi resumida em cinco painéis fixos expostos no Congresso Nacional em Brasília durante a primeira quinzena de julho daquele ano.

Já a versão que reapresentamos agora foi inaugurada durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, em Maceió/AL, de 22 a 28 de julho de 2018. Nessa última versão, milhares de visitantes das tradicionais Reuniões Anuais da SBPC puderam acessar e interagir com os sete vídeos temáticos que compõe a apresentação. Transformada em exposição virtual depois disso, oferece ao público a oportunidade de conhecer a trajetória de luta e atuação da SBPC, uma das mais tradicionais sociedades científicas do País.

Tendo em vista a 4ª Semana Nacional de Arquivos, cabe compartilharmos também com o público o processo de construção dessa exposição, que contou quase exclusivamente com o próprio acervo do CMAIH/SBPC, cuja criação em 2017 possibilitou esse empenho. Nosso trabalho foi realizado por uma equipe composta por quatro historiadores: Áurea Gil, Bruno Roma, Gabriel Briani e Walkiria Chassot, e foi dividido em três principais etapas.

A primeira etapa envolveu o levantamento e pesquisa historiográfica dos temas a serem abordados. A segunda etapa foi realizada por meio da seleção primária de fontes, composta por documentos representativos da atuação da entidade. Nessa etapa mais de 400 caixas de acervo, quatro mil fotografias, quatrocentos cartazes e centenas de vídeos foram avaliados. O montante selecionado foi digitalizado pela equipe. Importante destacar que esse processo não interferiu no arranjo original dos documentos, ou na forma como estão arquivados, sendo a seleção que mencionamos aqui um expediente de pesquisa para a realização da exposição.

A terceira etapa envolveu a construção narrativa da exposição, o que significou a elaboração dos roteiros temáticos dos vídeos e a seleção final de documentos, a partir do volume pré-selecionado na etapa anterior, realizando a composição final das apresentações. O principal desafio dessa última etapa foi a harmonização entre roteiro e documento, evitando que as imagens fossem ilustrativas, compondo um discurso expositivo de confluência entre os letreiros e o acervo disponibilizado nos vídeos.

Sabemos que a curadoria para exposição de documentos de natureza arquivística não costuma ser uma tarefa corriqueira, e isso se dá por muitos motivos. A maioria dos documentos não apresenta afinidade com o formato expositivo. Por serem considerados visualmente pouco atrativos, ou por exigirem uma leitura mais demorada para sua compreensão, ou, ainda por terem sua relevância expressa pela seriação e não pela unidade documental. Enfim, por não possuírem sentido encerrado no próprio documento, mas no contexto documental em que estão inseridos. Por essas razões, que o desafio de construir essa exposição não constituiu um expediente trivial.

No entanto, esse êxito de experiência de construção, em que pesem as dificuldades e suas eventuais falhas, trouxe ao Centro de Memória uma oportunidade importante não apenas de extroverter seu acervo, mas de tornar compreensível o papel que o acervo representa tanto para a entidade, como para a sociedade em geral. Dando informação confiável e possibilitando acesso aos mais diversos momentos da trajetória da entidade, que são momentos importantes para a História científica do País, como a exposição permite constatar.

Veja a exposição SBPC 70 Anos