CNPq divulga vencedores do Prêmio de Fotografia Ciência & Arte

A 4ª edição do Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte, coordenado pelo Serviço de Prêmios do CNPq, recebeu 728 trabalhos, dos quais 326 foram pré-selecionados, sendo 205 imagens produzidas por câmeras fotográficas e 121 por instrumentos especiais. Os trabalhos pré-selecionados foram previamente submetidos à comissão julgadora para avaliação, através da Plataforma Carlos Chagas, considerando os critérios definidos no regulamento, como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.
Seis imagens foram selecionadas nas categorias câmera fotográfica e instrumentos especiais. Ao todo, premiação recebeu 728 trabalhos
A 4ª edição do Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, coordenado pelo Serviço de Prêmios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu 728 trabalhos, dos quais 326 foram pré-selecionados, sendo 205 imagens produzidas por câmeras fotográficas e 121 por instrumentos especiais.
Os trabalhos pré-selecionados foram previamente submetidos à comissão julgadora para avaliação, através da Plataforma Carlos Chagas, considerando os critérios definidos no regulamento, como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.
Julgamento
A seleção dos ganhadores foi realizada no dia 19 de novembro, na sede do CNPq. A abertura da reunião contou com a presença do Coordenador Geral do Programa Ciência sem Fronteiras, Geraldo Nunes Sobrinho, além dos integrantes da equipe do Serviço de Prêmios, Altino Lisboa, Francisco Mário Matos de Souza, Luiz Carlos Invenção e Izabel Cristina de Oliveira de Souza. 
A Comissão Julgadora do IV Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, designada pela Portaria CNPq nº 032/2014, foi composta por:
Sylvia Fischer, da Universidade de Brasília (UnB) – Presidente da Comissão; Fernando Cury de Tacca, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Francisco Xavier Ribeiro do Vale, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Jorge Ernesto de Araújo Mariath, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Leonardo de Melo Versieux, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Maria Inez Turazzi do Museu Imperial e Paulo Mazzocini de Azevedo Marques, Universidade Federal de São Paulo (USP).
Premiação
O primeiro colocado em cada categoria participará da cerimônia de entrega a ser realizada na próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2015, na Ufscar.
O Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação; contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia; e ampliar o banco de imagens do CNPq e está voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros.