Acre terá Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte

É hábito do rio-branquense ir aos mercados às margens do Rio Acre para fazer as refeições. E como tornar essa ação, tão característica da cultura local, mais atrativa para acreanos e turistas? Já estão definidos os locais e a data para que todos conheçam a resposta a essa pergunta. Entre os dias 21 e 26 de julho, nos Mercados dos Colonos e Novo Mercado Velho será realizado o Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte. O evento, idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, conta com a participação das Setul e Sedens. Também são parceiros a FEM e o Instituto Dom Moacyr.
É hábito do rio-branquense ir aos mercados às margens do Rio Acre para fazer as refeições. E como tornar essa ação, tão característica da cultura local, mais atrativa para acreanos e turistas? Já estão definidos os locais e a data para que todos conheçam a resposta a essa pergunta.
Entre os dias 21 e 26 de julho, nos Mercados dos Colonos e Novo Mercado Velho será realizado o Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte. O evento, idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, conta com a participação das Secretarias de Estado de Turismo e Lazer (Setul) e de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). Também são parceiros a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e o Instituto Dom Moacyr.
“A proposta do festival é valorizar um ponto turístico da cidade, mostrando toda a nossa história gastronômica que já é desenvolvida no lugar. Trazer uma releitura dos pratos apresentados ali para os visitantes e o próprio rio-branquense”, explica Rachel Moreira, titular da Setul.
Na noite de terça-feira, 3, foi feita a primeira reunião entre a organização do evento, que é parte das ações da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, e os proprietários de bares, restaurantes, pensões e lanchonetes. “Teremos alguns chefs aqui de Rio Branco e também de fora do Acre para oferecer treinamento e repaginar, mostrar uma nova maneira que podem ser apresentados os pratos regionais”, destaca Marlúcia Cândida.
O festival pretende aproveitar a presença de visitantes que estarão no Estado para participar da 66ª Reunião Anual da SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O encontro será na Universidade Federal do Acre (UFAC)  no período de 22 a 27 de julho e espera oito mil visitantes.  “É mais uma oportunidade de fazer uma coisa diferente para sair da rotina. Nós vamos fazer coisas diferentes para animar as pessoas a chegarem e já ir comendo,” comenta Francisca das Chagas, pensionista no Mercado dos Colonos há 16 anos.