campanha de Marina diz que programa esá em

A assessoria de imprensa da campanha de Marina Silva divulgou nota na noite desta quinta-feira na qual responde a acusação feita por um site ligado ao PT de que fez "plágio" do programa de governo para a área de energia. A campanha diz que o programa de governo da candidata está em revisão, o que deverá corrigir "falhas como esta e eliminar outras que eventualmente possam ter ocorrido no processo de produção".
A assessoria de imprensa da campanha de Marina Silva divulgou nota na noite desta quinta-feira na qual responde a acusação feita por um site ligado ao PT de que fez “plágio” do programa de governo para a área de energia. A campanha diz que o programa de governo da candidata está em revisão, o que deverá corrigir “falhas como esta e eliminar outras que eventualmente possam ter ocorrido no processo de produção”. Na terça, o adversário tucano, Aécio Neves, também acusou Marina de copiar o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) do governo de Fernando Henrique Cardoso. Em resposta, a ex-senadora disse que não se pode “privatizar conquistas” e provocou o adversário dizendo que ela foi a única candidata a apresentar uma proposta de governo
Na comparação feita pelo site “Muda Mais”, os trechos do programa de Marina com o artigo publicado na edição de número 89 da revista da USP de autoria do físico Luiz Davidovich são praticamente idênticos. O estudioso escreveu o texto sobre a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para um Desenvolvimento Sustentável, do qual foi secretário-geral.
Na página 144, o texto de Marina diz: “Aperfeiçoar e aumentar a escala dos atuais programas de promoção de energias fotovoltaica e eólica, utilização do hidrogênio em células combustíveis, fundamentais para que o país se torne um ator relevante nesses setores, que serão vitais para a sociedade do futuro”. Já na página 18 do artigo publicado pela revista, está escrito: “Aperfeiçoar e aumentar a escala dos atuais programas de promoção de energias fotovoltaica e eólica, utilização do hidrogênio em células combustíveis e energia nuclear, fundamentais para que o país se torne um ator relevante nesses setores, que serão vitais para a sociedade do futuro”.
O comunicado da assessoria diz que deveria constar uma nota de rodapé da página 145 do plano de governo com o seguinte texto: “As argumentações e propostas aqui apresentadas são baseadas nos debates e conclusões da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em 2010 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na gestão Sérgio Machado Rezende, que contou com mais de dois mil participantes e foi precedida por várias conferências preparatórias regionais. Também incorporam propostas encaminhadas ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) pela Academia Brasileira de Ciências e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).”
A assessoria da campanha esclarece que o artigo do professor, tal qual o programa de governo, baseou-se no conteúdo do encontro, apresentado no Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Brasília, no Ministério da Ciência e Tecnologia/Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.”