Tags:

Dilma afirma que soberania brasileira depende da Petrobras

Dilma afirma que soberania brasileira depende da PetrobrasA presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, na cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que a "luta pela recuperação" da Petrobras, envolvida em um grave escândalo de corrupção, "está em curso" e que dela dependem "a soberania" e o "futuro" do país.
Dilma afirma que soberania brasileira depende da PetrobrasA presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, na cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que a “luta pela recuperação” da Petrobras, envolvida em um grave escândalo de corrupção, “está em curso” e que dela dependem “a soberania” e o “futuro” do país.
Janine Ribeiro substitui Cid Gomes, que renunciou em março após uma polêmica com o Congresso. Durante o ato, a presidente citou os planos do governo de destinar para a área de educação 75% dos royalties do pré-sal, enorme jazida de petróleo descoberta em águas profundas do oceano Atlântico, na costa do Sudeste.
Dilma afirmou que a “recuperação” da Petrobras, que enfrenta problemas financeiros pelo impacto dos escândalos de corrupção dentro da empresa, pelos quais 50 políticos estão sendo investigados, é “uma luta” tanto do governo como sua.
“É uma luta do governo e é uma luta minha, porque isso é o que interessa ao povo brasileiro”, declarou.
Segundo Dilma, “o que está em jogo nessa luta em defesa da Petrobras e pelo controle do pré-sal é a soberania (nacional), o futuro do país e o futuro da educação”.
A chefe de Estado afirmou que apesar do corte de gastos do governo para equilibrar as contas públicas, o orçamento do Ministério da Educação não será alterado.
“Garanto que a necessidade imperiosa de promover ajustes na economia não afetará os programas essenciais e estruturais do Ministério da Educação”, declarou Dilma.
A presidente recordou que o lema de seu segundo mandato, que começou em 1º de janeiro, é “Brasil, pátria educadora”.
Dilma explicou que baseado neste lema escolheu como novo ministro da área Janine Ribeiro, que dedicou toda sua vida à educação.
Janine Ribeiro, um filósofo de 65 anos, é professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre outros cargos.