SBPC Indígena será destaque na Reunião Anual

Dando continuidade aos preparativos da 66ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho deste ano, em Rio Branco, o secretário-geral da SBPC, Aldo Malavasi, se reuniu na segunda-feira, 6, com o diretor do CFCH da Ufac, Jacó Picolli, em São Paulo, para discutir uma nova atividade na Reunião: a SBPC Indígena.A proposta é incluir na programação científica debates acerca do universo indígena como “Ciência e Educação Indígena”, “Saúde Indígena”, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
Dando continuidade aos preparativos da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em julho deste ano, em Rio Branco, o secretário-geral da SBPC, Aldo Malavasi, se reuniu na segunda-feira, 6, com o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Acre (Ufac), Jacó Picolli, em São Paulo, para discutir uma nova atividade na Reunião: a SBPC Indígena.
A proposta é incluir na programação científica debates acerca do universo indígena como “Ciência e Educação Indígena”, “Saúde Indígena”, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
Para Malavasi, a realização da SBPC Indígena é de extrema importância para “ser um importante canal de interação e troca de conhecimentos”.
Outra atividade prevista para a SBPC Indígena é a realização do “Encontro Transfronteiriço de Povos Indígenas do Brasil-Peru-Bolívia”, que contará com a participação de indígenas e especialistas dos três países.
Picolli ressaltou a importância dessas atividades para “fortalecer o vínculo entre as universidades dos países”, especialmente pelo tema do evento “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”.
Novidades
A SBPC Indígena é apenas uma das novidades para a 66ª Reunião Anual, que será realizada de 22 a 27 de julho, no campus Rio Branco da Ufac. O evento contará com a participação de representantes das associações científicas da China, da Europa, da Índia e dos Estados Unidos e de pesquisadores renomados da América Latina. Além disso, a Reunião começará na terça-feira e terminará no domingo, dando a possibilidade das famílias participarem das atividades do Dia da Família na Ciência, outra novidade desta edição.
Mais informações sobre a 66ª Reunião Anual estão disponíveis no site: www.sbpcnet.org.br/riobranco