11 de agosto: o Brasil se une em defesa de eleições livres, da Democracia, da Educação e da Ciência

SBPC conclama todas as entidades acadêmicas e científicas afiliadas e todos os cientistas brasileiros a participar das manifestações que serão realizadas nesta quinta-feira, 11 de agosto. “Faz-se necessário que os cientistas estejam juntos, defendendo a democracia, com a garantia de eleições livres e posse dos vencedores do pleito eleitoral, além de salvaguardar a educação, a ciência e reconstruir a soberania nacional”

Em proposta de ação direcionada a todas as entidades acadêmicas e científicas afiliadas e a todos os cientistas brasileiros, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) conclama à participação nas manifestações em defesa do Estado Democrático de Direito e das eleições que serão realizadas nesta quinta-feira, 11 de agosto.

Dezenas de universidades de todo o País realizarão ao longo do dia atos com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”, elaborada pela Faculdade de Direito da USP.

A proposta da SBPC é resultado de moção apresentada durante a Assembleia Geral de Sócios da entidade, que se reuniu em 28 de julho, durante a 74ª Reunião Anual, na Universidade de Brasília (UnB). “Faz-se necessário que os cientistas estejam juntos, defendendo a democracia, com a garantia de eleições livres e posse dos vencedores do pleito eleitoral, além de salvaguardar a educação, a ciência e reconstruir a soberania nacional”, ressalta no documento.

Leia abaixo a proposta de ação na íntegra:

11 DE AGOSTO: O BRASIL SE UNE EM DEFESA DE ELEIÇÕES LIVRES, DA DEMOCRACIA, DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA

 O Brasil está diante de uma encruzilhada histórica e a atual geração de estudantes, pesquisadores e cientistas tem um grande desafio: reconstruir o País, a partir do fortalecimento da democracia e da mobilização social em defesa da Ciência e da Educação. Não há outro caminho para resgatar nosso povo da fome e da miséria e reconstruir nossa soberania nacional e independência. Mas, para isso, é preciso unir a população para derrotar os intentos golpistas e parar qualquer projeto que não seja o de recolocar o País na rota do fortalecimento da democracia, da diminuição das desigualdades sociais e da retomada do desenvolvimento.

O Bicentenário da Independência do Brasil é o momento de nos reafirmarmos como Nação. A busca por uma verdadeira independência para o povo brasileiro permanece sendo um desafio cotidiano. Temos visto uma escalada antidemocrática que ameaça as eleições e cerceiam a liberdade didático-cientifica e de cátedra, gestando um ambiente de grande instabilidade e gravidade para o País.

Portanto, diante das ameaças à democracia brasileira e todas as consequências de um projeto de desmonte da educação e da ciência, volta da fome, desemprego e o aumento da miséria, no dia 11 de agosto diversas organizações e movimentos democráticos estarão se mobilizando e unificando a ação em defesas das pautas supracitadas. Nesse sentido, faz-se necessário que os cientistas estejam juntos, defendendo a democracia, com a garantia de eleições livres e posse dos vencedores do pleito eleitoral, além de salvaguardar a educação, a ciência e reconstruir a soberania nacional.

São Paulo, 9 de agosto de 2022 

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC