Biblioteca da Floresta abre exposição sobre a Resex Chico Mendes Biblioteca da Floresta abre exposição sobre a Resex Chico Mendes

Em comemoração aos 24 anos da Reserva Extrativista Chico Mendes, a Biblioteca da Floresta sediou na noite de sexta-feira, 9, a solenidade de abertura da exposição fotográfica “Resex 24 Anos Afirmando os deais dos Trabalhadores da Floresta”. O projeto é resultado da parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), WWF-Brasil e governo do Estado Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e Biblioteca da Floresta.
Em comemoração aos 24 anos da Reserva Extrativista Chico Mendes, a Biblioteca da Floresta sediou na noite de sexta-feira, 9, a solenidade de abertura da exposição fotográfica “Resex 24 Anos Afirmando os deais dos Trabalhadores da Floresta”.
O projeto é resultado da parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), WWF-Brasil e governo do Estado Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e Biblioteca da Floresta.
Produzida em expedição realizada pelos fotógrafos Fernanda Melonio, Leonardo Milano e Aurelice Vasconcelos, em 2013, a mostra retrata o cotidiano da população local e as belezas naturais da área. A Reserva Extrativista Chico Mendes é a segunda maior do país em extensão – quase um milhão de hectares, com 1,8 mil famílias.
A diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Karla Martins, destacou a importância de proporcionar o diálogo sobre a consciência socioambiental para a comunidade em geral. “As imagens da exposição são importantes porque fazem diálogos dos imagéticos da nossa gama cultural e nos proporcionam a conversa na floresta na qual estamos imersos”, disse.
“Vivenciar o que é a reserva, e o cotidiano de quem trabalha dentro da floresta foi uma experiência incrível, os moradores foram muito receptivos. Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que estão de fora a importância de conservar a reserva”, conta Fernanda Melonio.
Até o fim do ano a mostra estará na Biblioteca da Floresta para visitação. Posteriormente será levada aos municípios do entorno da reserva e também fará parte da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (Ufac).