São Caetano (PE) inicia atividades da Semana Nacional de C&T

A cidade de São Caetano, localizada no agreste de Pernambuco, iniciou nesta segunda-feira (20) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), com o desfile do bloco Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé. As atividades seguem até sábado (25). Durante todo o mês de setembro, alunos de escolas municipais urbanas e rurais fizeram um estudo sobre os pensadores Galileu Galilei, Paulo Freire, Carlos Chagas, Leite Lopes, Naíde Teodósio, Marie Curie, Albert Einstein e Ricardo Ferreira.
Atividades como pinturas, jogos topológicos e exibição de filmes integram a programação até o próximo sábado (25)
A cidade de São Caetano, localizada no agreste de Pernambuco, iniciou nesta segunda-feira (20) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), com o desfile do bloco Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé. As atividades seguem até sábado (25).
Durante todo o mês de setembro, alunos de escolas municipais urbanas e rurais fizeram um estudo sobre os pensadores Galileu Galilei, Paulo Freire, Carlos Chagas, Leite Lopes, Naíde Teodósio, Marie Curie, Albert Einstein e Ricardo Ferreira. Essa pesquisa resultou em 39 atividades inspiradas nos trabalhos desenvolvidos por este grupo de pesquisadores. No desfile, todos foram representados pelos tradicionais bonecos gigantes de Pernambuco.
O bloco Com Ciência na Cabeça é fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de Pernambuco, o Espaço Ciência, a Cecine (unidade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco) e as prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros. Este ano, o bloco já desfilou em Garanhuns (PE) para abrir as atividades da SNCT 2014 no estado pernambucano.
Programação
As atividades são gratuitas e estão abertas para o público em geral até o próximo sábado (25). É possível debater diversos assuntos relacionados à temática desta 11ª edição: “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. Um exemplo é o Muro da Ciência, atividade de pintura alusiva à ciência que será executada por quatro escolas urbanas e três rurais.
Já o Ciência na Tela irá acontecer em todas as escolas para exibir vídeos da coletânea Ver Ciência. Para estimular o raciocínio lógico e a interação, jogos topológicos do kit didático Gepetto ficarão à disposição do público durante toda a semana.
Outra atividade que promete ser sucesso entre os professores são os cursos de férias realizados em parceria pelo Espaço Ciência e Universidades Federal e Rural de Pernambuco.
Também acontecerão a partir desta quarta-feira (22) até sábado (25), os cursos  “Física e astronomia para todos”, promovido pelo astrofísico Antônio Carlos Miranda, e “Brincando com a matemática”, realizado pela equipe de matemática do Espaço Ciência.
SNCT 2014
O tema da edição “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” pretende criar oportunidades para vincular a produção científica aos desafios da sociedade brasileira. Também busca estimular as instituições a abordar a ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
Mais informações podem ser conferidas no site oficial da SNCT 2014.