SBPC participa da premiação da Ordem do Mérito Científico

Foram entregues, na manhã de hoje (21/10), as insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico aos agraciados do ano passado. Trata-se da mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país. Instituída em 1993, a honraria reconhece cientistas e personalidades, nacionais e estrangeiros, por darem grandes contribuições à ciência e à tecnologia.

Foram entregues, na manhã desta segunda-feira (21/10), as insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico aos agraciados do ano passado. Trata-se da mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país. Instituída em 1993, a honraria reconhece cientistas e personalidades, nacionais e estrangeiros, por darem grandes contribuições ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Os agraciados são indicados por entidades e autoridades ligadas à área científica e tecnológica, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Dedicada este ano a 70 personalidades nacionais e estrangeiras, a premiação foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que representou a presidenta Dilma Rousseff, na cerimônia, realizada no Museu Nacional de Brasília.

Compuseram à mesa Helena Nader, presidente da SBPC, Jacob Palis, presidente da ABC e o comandante da Marinha do Brasil, almirante Júlio Soares de Moura Neto. Em sua fala, Helena, que foi ovacionada de pé pelos presentes à cerimônia, destacou que os cientistas homenageados são de renome internacional, que esses representam o país como um todo e que cada um criou uma história em sua área de conhecimento.

Embora a Ciência brasileira seja, ainda, “muito jovem”, Helena insistiu em dizer que a “nossa Ciência” não é mais concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Isto é, está melhor distribuída regionalmente, já que os homenageados são de várias regiões do País. “Nosso desafio é melhorar a educação básica e mostrar para que serve a Ciência, para que não tenha corte no orçamento (do setor)”, declarou. Na ocasião, Helena também destacou a presença da mulher na Ciência que, segundo ela observa, está “grande”, mas precisa ser ampliada.

Para a premiação da Ordem Nacional do Mérito Científico, são escolhidos cientistas com contribuição relevante à ciência e tecnologia nas áreas de Ciências Biológicas, Físicas, Ciências Agrárias, Ciências da Terra, Química, Matemática, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Tecnológicas e Engenharias. Existe também a categoria de personalidades nacionais ou estrangeiras, destinada a premiar pessoas que, embora não sejam cientistas, tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Acesse aqui (http://www.mct.gov.br/upd_blob/0228/228688.pdf) a lista de agraciados.

(Jornal da Ciência)