Seminário discute temas do Fórum Mundial de Ciências que acontece no Brasil

Foi aberto nesta quinta-feira o Seminário Brasil - Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e que termina amanhã reunindo cientistas, autoridades e jornalistas. O evento foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras instituições.
Foi aberto nesta quinta-feira o Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e que termina amanhã reunindo cientistas, autoridades e jornalistas.
O evento foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras instituições.
O seminário teve como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global”, que também conduzirá os debates do Fórum Mundial de Ciência (FMC), a ser realizado de 24 a 27 de novembro, na capital fluminense.
O debate de abertura, “A Ciência e os Desafios Globais” contou com a participação de cientistas como o professor W. James Shuttleworth, da Universidade do Arizona e de Indira Natha, do Blue Peter Research Centre, da India. Entre os brasileiros, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende; Luiz Eugênio Mello, da Vale; Jailson Andrade, da Universidade Federal da Bahia; e Helena Nader, da SBPC.
Participaram da solenidade de abertura Luiz Antonio Elias, representando o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; Gustavo Reis Ferreira, secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Glaucius Oliva, presidente do CNPq; Sergio Gusmão, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social; e Rui Garcia Marques, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
No final dos trabalhos desta quinta, foi apresentado o documento “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global: contribuição do Brasil”. A publicação reúne as propostas e conclusões das discussões realizadas nos sete encontros preparatórios da FMC 2013, que ocorreram em sete capitais brasileiras neste e no ano passado.
Em cada um deles foram debatidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século 21, tanto aqui como no exterior.
No evento de hoje também foi apresentada a síntese da “Declaração da América Latina e Caribe à sexta edição do Fórum Mundial”, com as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.
Nesta sexta-feira acontecem mais quatro painéis do seminário, com a participação prevista do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp e mais uma vez cientistas nacionais e estrangeiros.