Qualidade da programação científica é destaque na 65ª Reunião Anual da SBPC, que termina hoje


Termina hoje, no Recife, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou na segunda-feira. Durante esses cinco dias, foram desenvolvidas mais de 260 atividades, entre mesas-redondas, conferências, sessões especiais e minicursos. No total, o evento teve 23.234 inscritos, o maior público dos últimos anos.

Termina hoje, no Recife, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou na segunda-feira. Durante esses cinco dias, foram desenvolvidas mais de 260 atividades, entre mesas-redondas, conferências, sessões especiais e minicursos. No total, o evento teve mais de 23 mil inscritos. Na avaliação da presidente da SBPC, Helena Nader, o saldo da reunião é muito positivo. Segundo ela, mais importante que os números foi a qualidade científica da programação. “Reunimos aqui o que existe de melhor na ciência brasileira”, disse, em entrevista coletiva, ontem. “Nós trouxemos para o Recife os expoentes, os melhores pesquisadores, de cada um dos temas discutidos durante a Reunião.”

Helena destacou outra característica comum a todas as reuniões da SBPC, que é o acesso livre de qualquer pessoa a todas as atividades da programação do evento, com exceção dos minicursos. É reunião aberta, que funciona como uma prestação de contas para a sociedade do que os cientistas brasileiros estão fazendo. “Todo mundo pode assistir sem pagar”, disse. “É um congresso envolvendo as nossas 110 sociedades científicas afiliadas, todos os nossos sócios e todas as áreas do conhecimento. É uma oportunidade única para a população. Não se vê isso em nenhum outro congresso no Brasil.”

Em relação a esta reunião do Recife, a presidente da SBPC lembrou que ela é diferente das outras realizadas até hoje, porque aconteceu em duas semanas – todas as reuniões anuais duram seis dias, de domingo à sexta-feira. Neste ano, em dois dias da semana anterior, 16 e 17 de julho, foi realizada a SBPC Educação, evento para a atualização de professores estaduais de Pernambuco, de todos os níveis, em cinco cidades: Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada. “No total, houve mais de 6 mil professores inscritos”, informou Helena. Esses 6 mil estão incluídos no total de 23 mil da reunião.

Também presente à entrevista coletiva, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro de Freitas, falou da infraestrutura do campus de sua instituição, onde foi realizada a 65ª Reunião Anual da SBPC. “Não tivemos problemas com logística, segurança nem alojamento”, disse. Ele aproveitou a ocasião para ressaltar a importância do evento para a UFPE. “Somos gratos à SBPC pela confiança em nossa instituição.”

Helena, por sua vez, também aproveitou o momento para adiantar o local da próxima Reunião Anual, a 66ª. “Será em Rio Branco, no Acre, e terá início no dia 20 de julho, uma semana após o término da Copa do Mundo”, informou. Quanto à dificuldade de acesso a Rio Branco, por causa da escassez de voos diretos de outras capitais para lá, a presidente da SBPC disse que pretende conversar com as companhias aéreas para ver se consegue que alguma delas disponibilize vôos diretos no período do evento.

(Evanildo da Silveira)