Portal da Prefeitura de São Paulo publica análise de Helena Nader, presidente da SBPC
“O Programa Mais Educação São Paulo propõe fortalecer o diálogo entre professor e estudante, e estabelecer as responsabilidades de cada um, para alcançar um objetivo da aprendizagem, conforme observei.
Não há unanimidade sobre um melhor modelo para a educação. Mas, com certeza, a ideia do não reprovar não funcionou. A aprovação automática, que seria para evitar a evasão e para enfrentar o problema da baixa autoestima do estudante reprovado, não teve os resultados esperados.
Sabemos que o aprendizado não é de um, é de dois (professor e estudante). E enquanto não encararmos a educação pelo binômio, com troca comum, não vamos alcançar os objetivos de aprendizagem.
Acredito que seja importante a escola ensinar responsabilidades, pois isso faz parte da formação para a cidadania. Quem sabe assim seja possível diminuir a evasão, que ainda é muito grande no fim da Educação Básica.
Hoje, há um desinteresse do jovem pela escola, e isso tem alguma razão. Pode ser porque a escola não contextualize as matérias com a realidade. Há uma demanda de conectividade que a escola também ainda não assimilou como deve. E isso não é só no Brasil: nos Estados Unidos, há problemas muito semelhantes aos nossos.
Sou favorável ao fato de voltar a haver dever de casa, tarefas e obrigações a cumprir, criando um diálogo entre a criança e o professor, com respeito mútuo. O Programa está no caminho, e espero que dê certo. Precisamos fazer algo urgente pela educação.”
* Helena Nader é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É bacharel em ciências biológicas – modalidade médica pela Unifesp, e possui licenciatura em biologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California (Estados Unidos). – http://maiseducacaosaopaulo.prefeitura.sp.gov.br/mais-educacao-sao-paulo-vai-fortalecer-dialogo-entre-professor-e-estudante-diz-helena-nader/