2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebe quase 300 indicações

Nesta edição, o prêmio será concedido a uma estudante do Ensino Médio e a uma da Graduação, cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. As vencedoras serão anunciadas em 15 de janeiro de 2021

whatsapp-image-2020-11-17-at-14-32-05-1O 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premiará a categoria “Meninas na Ciência”, recebeu indicações de 285 candidatas. As inscritas são estudantes de 116 instituições diferentes de todas as regiões do País. Do total de inscritas, 90 são do Ensino Médio e 195 de Graduação, que desenvolveram trabalhos científicos nas áreas de Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas, Ciências da Terra, Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

 “O grande número de inscritas foi surpreendente. Esse número mostra a mobilização das meninas em torno da ciência e que no futuro teremos muitas mulheres cientistas”, comemora Fernanda Sobral, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Segundo ela, a ciência deve ser incentivada entre meninas desde a educação básica.

Sobral destaca que um ponto interessante observado entre as candidatas é a presença de trabalhos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento. “Não houve  uma concentração de numa  área, o que me deixou muito contente.   Houve uma diversidade, ou seja,  e isso mostra que as meninas estão presentes em todos os campos do conhecimento”, comenta Sobral.

As estudantes foram recomendadas pelas instituições, professores e orientadores. “Isso mostra que elas foram indicadas porque suas pesquisas demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro”, ressalta.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País e da América do Sul.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em 11 de fevereiro, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Na primeira edição, realizada no início deste ano, Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), foi escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas”, e Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, recebeu a “Menção Honrosa”.

O anúncio das premiadas da 2ª Edição será feito no dia 15 de janeiro de 2021.

Jornal da Ciência