Especialistas discutem extrativismo no Acre

A 66ª Reunião Anual da SBPC realizará debate com especialistas nacionais e internacionais sobre extrativismo, uma das principais atividades econômicas do Acre, sobretudo na exploração da borracha e no óleo de copaíba. A atividade faz parte da programação SBPC Extrativista que promoverá conferências, mesas-redondas, minicursos e visitas a seringueiros acreanos, como o Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde será sediado o maior evento científico do País, e o Seringal Floresta, na Reserva Extrativista Chico Mendes.
A programação SBPC Extrativista promoverá conferências, mesas-redondas, minicursos e visitas a seringueiros acreanos
A 66ª Reunião Anual da SBPC realizará debate com especialistas nacionais e internacionais sobre extrativismo, uma das principais atividades econômicas do Acre, sobretudo na exploração da borracha e no óleo de copaíba. 
A atividade faz parte da programação SBPC Extrativista que promoverá conferências, mesas-redondas, minicursos e visitas a seringueiros acreanos, como o Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde será sediado o maior evento científico do País, e o Seringal Floresta, na Reserva Extrativista Chico Mendes. 
Um dos destaques da programação da edição SBPC Extrativista, disponível em http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/arquivos/7extrativista66RA.pdf, é a mesa-redonda “Desenvolvimento Tecnológico e Agregação de Valor”, que terá como palestrantes especialistas da Embrapa do Acre e do Senai do Rio de Janeiro, além de representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Natura, uma das empresas que trabalham com extrativismo. 
Outro destaque é a mesa-redonda “Pós-graduação e as pautas extrativistas”, debate com a opinião de pesquisadores internacionais da Universidade da Flórida e do CATIE (Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino), além de outras instituições estrangeiras. 
Ao todo, serão quatro mesas-redondas sobre extrativismo e uma roda de conversa sobre “O Legado de Chico Mendes”. Na pauta da SBPC Extrativista constam também minicursos e visitas a seringueiros acreanos. 
Minicursos 
Dentre os temas a serem abordados nos minicursos estão “Diretrizes e recomendações técnicas para adoção de boas práticas de produção de Castanha-do-Brasil” – que terá como ministrantes especialistas da Embrapa do Acre. Outros temas de minicursos são “Métodos de Restauração Florestal”, que também será ministrado por especialistas da Embrapa; e “Pegada Ecológica”, a ser ministrado por especialistas da ONG WWF Brasil. Haverá também o minicurso intitulado “Pesquisa extrativista com enfoque de gênero: ferramentas metodológicas práticas”. 
Visitas a seringueiros
Pela programação, o público poderá também fazer visitas a seringueiros, dentre os quais a trilha do seringueiro do parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Seringal Floresta, na Reserva Extrativista Chico Mendes. 
A programação da 66ª Reunião Anual da SBPC  está disponível em http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/home/
(Ascom SBPC)