Otávio Velho aclamado como Presidente de Honra da SBPC

O antropólogo Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho recebeu o título de Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), durante o encerramento da 66ª Reunião Anual da instituição, que aconteceu em Rio Branco (AC) no final de julho. A presidente da SBPC Helena Nader ressaltou que o nome de Otávio Velho foi proposto pelo vice-presidente da instituição, Ennio Candotti, e aprovado por unanimidade. É o primeiro presidente de honra da SBPC da área de ciências sociais.
O antropólogo Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho recebeu o título de Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), durante o encerramento da 66ª Reunião Anual da instituição, que aconteceu em Rio Branco (AC) no final de julho.

 
A presidente da SBPC Helena Nader ressaltou que o nome de Otávio Velho foi proposto pelo vice-presidente da instituição, Ennio Candotti, e aprovado por unanimidade. É o primeiro presidente de honra da SBPC da área de ciências sociais.
 
Otávio Velho é bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela PUC-RJ (1964), mestre em Antropologia Social pela UFRJ 1970, doutor em Filosofia pela Universidade de Manchester 1973, com pós-doutorado pela Stanford University (1981). Professor titular (1993) e professor emérito (2005) de Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também pesquisador emérito do Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ.
 
Foi membro da diretoria da SBPC por três mandatos, ocupando os cargos de secretário (1983-1985), vice-presidente (2007-2009 e 2009-2011) e membro do Conselho, também por três mandatos (1979-1983, 1985-1989 e 1995-1999). Participou ativamente das atividades da entidade, como integrante e coordenador de muitas comissões e grupos de trabalho para elaboração de documentos sobre temas específicos, bem como das comissões de programação científica de reuniões anuais e regionais.
O título
O título de Presidente de Honra é oferecido pela instituição a pessoas de notável saber que hajam prestado relevantes serviços à causa da ciência.
 
(Ascom SBPC)