Falta exatamente um mês para começar o maior evento científico da América Latina! No dia 7 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam no Theatro da Paz, no centro de Belém, a cerimônia que marca o início da 76ª Reunião Anual da SBPC. Será uma semana repleta de descobertas, de debates e muita ciência e cultura, para todas as idades e interesses. As atividades, abertas e gratuitas a todo o público, serão concentradas no campus Guamá da UFPA de 8 a 13 de julho.
A programação científica terá mais de 286 atividades, entre debates, mesas-redondas e sessões especiais, com renomados cientistas e personalidades de diversas áreas compartilhando suas perspectivas sobre a “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, tema desta edição da Reunião Anual.
Serão 208 debates presenciais e 78 virtuais, com o objetivo de engajar e inspirar públicos de todos os grupos e interesses. A programação completa está disponível no site do evento (https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/), onde é possível conferir todos os detalhes e se planejar para aproveitar ao máximo essa experiência.
Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e também responsável pela coordenação do evento, ressalta que as questões ligadas ao meio ambiente estarão no centro dos debates da 76ª Reunião Anual. “A gente está vivendo a tragédia do Rio Grande do Sul, que agora já se estende até Santa Catarina; nós vimos as secas no ano passado na Região Norte e esses fenômenos todos, de repente, se tornaram uma preocupação muito grande para todos, e não apenas para os cientistas”, avalia.
Segundo ela, a realização desta Reunião Anual no Pará, na região amazônica, dará mais visibilidade para essas discussões e para o importante trabalho de cientistas e instituições de todo o País em busca de soluções para a crise ambiental, considerando ainda que em 2025, Belém sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). “Então, temos essa pauta que se tornou urgente e que faz com que a reunião seja cercada de grandes expectativas. A gente espera que a SBPC antecipe os grandes debates da COP30, porque as soluções para a Amazônia brasileira têm que ser encontradas no Brasil, com a ciência que se faz aqui. Afinal, quem mais conhece a Amazônia são os cientistas e a população locais”, diz.
A secretária-geral da SBPC cita ainda que o evento será uma oportunidade singular de articular encontros entre instituições e pesquisadores geograficamente distantes do País. “Um problema recorrente nas instituições, especialmente da região Amazônica, é que as pessoas dizem que sua ciência não é escutada, e a SBPC será um canal, não só para ecoar, mas para também promover esse diálogo com o resto do Brasil. Porque, afinal de contas, a biodiversidade é diferente, temos seis biomas espalhados em nosso território, mas os problemas talvez não sejam tão diferentes. Assim como não são tão diferentes os problemas da educação e da valorização da ciência”, diz.
Linhares conta ainda que, além das discussões ao redor do tema central do evento, a entidade promoverá ainda debates sobre a política nacional, como o orçamento e a estratégia para ciência, tecnologia e inovação, educação e saúde pública, entre outros. “E, além da programação científica de excelência, os participantes terão também a oportunidade de explorar atividades lúdicas e imersivas que envolvem o mundo da ciência e da cultura”, ressalta.
SBPC para crianças
Por falar em atividades lúdicas, também foi criada para a edição deste ano o Espaço “Infâncias Mairí na SBPC”, uma tenda de 100m² que receberá uma série oficinas que promoverão a iniciação científica de crianças menores de cinco anos de idade. A atividade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém.
Nesse espaço, as crianças poderão trabalhar com elementos naturais e que contribuirão para o despertar da consciência sobre o meio ambiente, que é a proposta desta Reunião Anual. Durante toda a semana, serão disponibilizadas quatro oficinas: “Usina de pigmentos naturais”; “A transformação da argila”; “Brinquedos de Equilíbrios e Ventos” e “A química das bolhas de sabão”.
No dia 8 de julho, inaugurando “Infâncias Mairí na SBPC”, 250 crianças serão trazidas ao evento científico diretamente da região das ilhas, aportando no píer do campus Guamá da UFPA. Ao todo, 36 barcos escolares, em cortejo, conduzirão alunas(os) e professoras(as) das ilhas e áreas ribeirinhas para abraçar a SBPC e a Ciência.
Cultura alimentar
Outra novidade do evento é que os participantes poderão degustar a culinária típica paraense no “Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”. Na tenda montada na beira do Rio Guamá, será possível, além de provar a comida regional, conhecer um pouco da história e das tradições que estão por trás de alguns preparos. Será montado um palco para receber diversas apresentações, incluindo demonstrações e aulas show de culinária.
Também promovendo a cultura e arte regionais e nacionais, o evento promoverá ainda a Feira da Economia Solidária e Diversidade, que reunirá mais de 40 expositores de todo o País, pessoas que fazem parte de redes de cooperação e que atuam na perspectiva da economia solidária, expondo e comercializando produtos naturais, oriundos de empresas geralmente familiares ou iniciativas populares.
Além dessas novidades, a 76ª Reunião Anual da SBPC contará com suas atividades típicas e muito populares, como a ExpoT&C, SBPC Jovem e a Sessão de Pôsteres.
A ExpoT&C, que é um dos pontos altos do evento, reunirá expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Na SBPC Jovem, que reunirá 71 estandes onde os participantes poderão explorar oficinas, rodas de conversa, bate-papo com cientistas, café com ciência e demais atividades. O público focal são estudantes e professores da educação básica, mas, na verdade, as atrações conquistam todas as idades. Entre os destaques estão o Circo da Ciência, um espaço de encontro das instituições afiliadas à Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, e o Ciência Móvel, onde museus e laboratórios itinerantes de diversos estados do País. O espaço ainda abrigará a Mostra de Feiras de Ciências, que deverá reunir no mínimo 200 trabalhos científicos oriundos em torno de dez estados do país.
A Sessão de Pôsteres desta edição irá expor 391 trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências. Do total, 209 serão apresentados presencialmente.
E para relaxar e se divertir, os participantes poderão curtir as atrações da SBPC Cultural. Com uma programação diversificada, coletivos populares locais e grupos de música, teatro e dança da UFPA realizarão apresentações no campus Guamá nos intervalos das programações científicas. Os participantes também poderão conhecer mais sobre as múltiplas linguagens culturais paraenses por meio de programações que ocorrerão em Belém no período do evento.
Para encerrar essa semana especial, no dia 13 de julho, sábado, nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C, ocorrerá mais uma edição do Dia da Família na Ciência, cuja programação é dirigida à comunidade. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por cientistas. O Dia da Família na Ciência também é gratuito e aberto a todas as crianças, jovens, adultos, familiares e amigos.
Festa da Ciência
Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1949, a entidade realiza, ininterruptamente, as Reuniões Anuais, com os objetivos de difundir para toda a população os avanços da Ciência nacional nas diversas áreas do conhecimento, além de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.
As atividades do evento têm livre acesso e os participantes podem consultar a programação gratuitamente no site e se programar para visitar o evento e assistir às atividades. A única atividade que requer matrícula antecipada (e com taxa) são os webminicursos.
A Reunião Anual da SBPC é um evento gratuito e aberto a toda a população. Para quem desejar receber um certificado de participação, as inscrições gratuitas seguem abertas até o dia 12 de julho, pelo site do evento.
Os jornalistas interessados em cobrir as atividades do encontro já podem fazer seu credenciamento acessando este link.
A programação acontecerá presencialmente no campus Guamá da UFPA, com transmissão de atividades nos canais da SBPC e da UFPA no YouTube. A cerimônia de abertura do evento será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz, em Belém.
Esta 76ª edição da Reunião Anual da SBPC conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Secretaria Municipal de Educação de Belém, Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), e do Governo Federal.
Os parceiros institucionais são: Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.
Mais informações no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.
Vivian Costa, com informações da UFPA – Jornal da Ciência