“A SBPC participou de todos os grandes momentos da ciência brasileira nos últimos 70 anos”

Em entrevista ao programa Repórter Eco, da TV Cultura, veiculado no último domingo, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, falou sobre a atuação da entidade no País e a situação atual da ciência, tecnologia e inovação brasileiras

O programa Repórter Eco, da TV Cultura, do último domingo, 06 de setembro, veiculou uma entrevista com o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. Durante a conversa, ele falou sobre a atuação da entidade no País e também sobre meio ambiente e a situação da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Ao lembrar a história da entidade, Moreira explicou que a SBPC foi criada em 1948, no pós-guerra, após cientistas paulistas se mobilizarem para resistirem às mudanças nos institutos biológicos pelo então governador Adhemar de Barros, e que hoje se transformou em uma entidade nacional que conta com mais de 150 sociedades científicas afiliadas e milhares de associados. “Nós sempre batalhamos pela educação, pela ciência, pelo meio ambiente, pela democracia. Temos uma trajetória importante conectada com a criação do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da UnB (Universidade de Brasília) e da Constituição brasileira. A SBPC participou de todos os grandes momentos da ciência brasileira nos últimos 70 anos”, afirmou Moreira.

O presidente da SBPC ainda ressaltou que a área de CT&I vive uma situação de dificuldades por causa dos cortes acentuados nos últimos cinco anos. “Estamos muito preocupados porque nesse momento crítico de pandemia estamos com poucos recursos para enfrentar a situação e certamente para dar continuidade ao trabalho da ciência.”

O programa será reprisado na próxima sexta-feira, 11 de setembro, às 22h15. Também é possível assistir pelo YouTube: Repórter Eco/TV Cultura

Jornal da Ciência