Em entrevista ao Brasil Agora, do SBT News, Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e conselheiro do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), falou sobre corrupção, a necessidade da fiscalização por parte da sociedade, e ainda sobre o Prêmio “Não Aceito Corrupção”, que promove a sensibilização, mobilização e disseminação dos princípios e soluções concretas para combater práticas que tanto prejudicam o Brasil, sua democracia e sua economia. A cerimônia de premiação acontece dia 25 de março, às 19h00, com transmissão pelos canais do Youtube do INAC, SBT NEWS, TV Cultura e APMP.
Segundo Janine Ribeiro, a premiação, uma iniciativa do INAC que está em sua quarta edição, estimula a pesquisa acadêmica, práticas jornalísticas e ações empresariais, conectando propósitos, ideias e ações contra a corrupção no País. “Essa ação é importante, mas ela de nada vale se a sociedade não estiver defendendo os seus interesses”, comenta.
Ao falar da importância do combate a corrupção, Janine Ribeiro comenta que o Estado brasileiro foi criado para beneficiar os ricos e que foi extremamente eficiente nisso. “Essa ideia do que é correto no Brasil é o que beneficia os mais ricos é muito forte. A corrupção é um elemento tão forte na nossa cultura que é muito comum vermos pessoas que dizem combater a corrupção, fazerem a corrupção”, comenta.
Veja a entrevista na integra a partir de 1h08m: Brasil Agora/SBT News
Jornal da Ciência