A sociedade precisa defender seus interesses, afirma Renato Janine Ribeiro

O presidente da SBPC falou sobre a quarta edição do Prêmio “Não Aceito Corrupção”, em entrevista ao telejornal Brasil Agora, do SBT News

Em entrevista ao Brasil Agora, do SBT News, Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e conselheiro do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), falou sobre corrupção, a necessidade da fiscalização por parte da sociedade, e ainda sobre o Prêmio “Não Aceito Corrupção”, que promove a sensibilização, mobilização e disseminação dos princípios e soluções concretas para combater práticas que tanto prejudicam o Brasil, sua democracia e sua economia. A cerimônia de premiação acontece dia 25 de março, às 19h00, com transmissão pelos canais do Youtube do INAC, SBT NEWS, TV Cultura e APMP.

Segundo Janine Ribeiro, a premiação, uma iniciativa do INAC que está em sua quarta edição, estimula a pesquisa acadêmica, práticas jornalísticas e ações empresariais, conectando propósitos, ideias e ações contra a corrupção no País. “Essa ação é importante, mas ela de nada vale se a sociedade não estiver defendendo os seus interesses”, comenta.

Ao falar da importância do combate a corrupção, Janine Ribeiro comenta que o Estado brasileiro foi criado para beneficiar os ricos e que foi extremamente eficiente nisso. “Essa ideia do que é correto no Brasil é o que beneficia os mais ricos é muito forte. A corrupção é um elemento tão forte na nossa cultura que é muito comum vermos pessoas que dizem combater a corrupção, fazerem a corrupção”, comenta.

Veja a entrevista na integra a partir de 1h08m: Brasil Agora/SBT News

Jornal da Ciência