A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) realizou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a cerimônia de posse de seus novos membros. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação do deputado Orlando Bolçone, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Alesp.
Além do parlamentar, compuseram a mesa Marcos S. Buckeridge, presidente da Aciesp, Vanderlan Bolzani, vice-presidente da entidade e da SBPC, Hamilton Varela de Albuquerque, diretor-executivo da Aciesp, e a homenageada da noite, Helena Nader, presidente de honra da SBPC.
Na abertura, Buckeridge apresentou um mapa da ciência no estado de São Paulo, mostrando dados que relacionam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e número de pesquisadores por município. Ele foi acompanhado pelo deputado Bolçone, que discursou sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento e a inclusão social do estado e do País.
Uma breve apresentação das características científicas de cada um dos novos acadêmicos foi feita durante a sessão.
A cerimônia contou ainda com uma homenagem especial à presidente de honra da SBPC, Helena Nader, por sua contribuição à ciência nos últimos anos. Emocionada, Nader destacou a luta de toda a comunidade científica pelo orçamento para o setor.
“Uma noite de festa em um momento de crise da ciência com relação ao financiamento. O mantra ‘ciência não é gasto, é investimento’ foi criado por nós, e repetido diversas vezes nos últimos meses. Agora precisamos, com o mesmo otimismo que nessa noite celebramos a ciência, buscar reforçar o diálogo e a interlocução com todos os atores: seja executivo, legislativo ou sociedade civil, para sairmos da crise”, declarou a homenageada ao Jornal da Ciência.
Vice-presidente da Aciesp e da SBPC, Vanderlan Bolzani ressaltou a relevância da Academia Paulista para a ciência nacional e a importância da posse de novos membros acadêmicos para fortalecer nossa ciência. “O papel dos cientistas é vital neste momento crítico e temos que ser eficientes não apenas nos laboratórios e instituições onde atuamos, mas, em outros segmentos da sociedade para que possamos fortalecer a ciência na sociedade como um todo e assim contribuirmos para, com o que nos compete, retomada do crescimento do País”, declarou, e acrescentou: “Foi uma noite muito bonita e importante, em que foi ressaltado o papel da ciência paulista no cenário nacional. A apresentação de cada acadêmico eleito é mostra insofismável de grandes cientistas, alguns deles já integram a Academia Brasileira de Ciências e agora estão também conosco. Então, isso mostra a importância da ciência paulista em um momento crítico, em que nós precisamos fortalecer o papel da ciência para o Brasil”.
Eleitos
Ao todo, foram empossados 24 novos membros de diversas áreas de atuação:
- Aline Maria da Silva
- Amando Siuti Ito
- Angêla Kaysel Cruz
- Carlos Frederico de Oliveira Graeff
- Carlos Alfredo Joly
- Iscia Teresinha Lopes Cendes
- Jefferson Prado
- João Santana da Silva
- Júlio Romano Meneghini
- Leticia Veras Costa Lotufo
- Luiz Nunes de Oliveira
- Marcelo Knobel
- Marcio de Castro Silva Filho
- Maria Valnice Boldrin
- Mariana Cabral de Oliveira
- Mauro Bertotti
- Niels Olsen Saraiva Câmara
- Paolo Di Mascio
- Paulo Alberto Nussenzveig
- Paulo Mazzafera
- Rodnei Bertazzoli
- Shaker Chuck Farah
- Susana Inês Cordoba de Torresi
- Watson Loh
Os candidatos foram indicados por pelo menos dois membros titulares em documento por escrito acompanhado do currículo do candidato. Uma comissão indicada pelo Conselho Diretor examinou os currículos e submeteu a lista de inscritos para votação.
Marcelo Rodrigues – estagiário na Comunicação da SBPC