Reportagem do Jornal da Cultura, da TV Cultura, de sábado (18), citou que o governo federal tem sido impiedoso com várias instituições brasileiras. E o alvo da vez é a Anvisa, depois que técnicos autorizaram a vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, a atitude do governo se resume em palavras, acusações, mas “pouca ação concreta”.
A reportagem lembra que Ricardo Galvão estava à frente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) quando a instituição foi acusada de divulgar informações mentirosas sobre as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Na tentativa de enfraquecer o instituto, o governo transferiu o monitoramento e a divulgação de dados sobre os incêndios florestais no País para o Instituto Nacional de Meteorologia. Para Galvão, ex-diretor do Inpe, esses ataques são a “intenção do governo em destruir os órgãos que incomodam sua situação de conforto”, observa.
A educação é alvo constante, citou a reportagem, ao lembrar que em novembro passado mais de 30 técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram demissão.
Veja a reportagem na íntegra: Jornal da Cultura
Jornal da Ciência