Anvisa é o alvo da vez

Reportagem do Jornal da Cultura, da TV Cultura, relembra ataques sofridos pelas instituições. Para presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, atitude do governo se resume em palavras, acusações, mas “pouca ação concreta”

Reportagem do Jornal da Cultura, da TV Cultura, de sábado (18), citou que o governo federal tem sido impiedoso com várias instituições brasileiras. E o alvo da vez é a Anvisa, depois que técnicos autorizaram a vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, a atitude do governo se resume em palavras, acusações, mas “pouca ação concreta”.

A reportagem lembra que Ricardo Galvão estava à frente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) quando a instituição foi acusada de divulgar informações mentirosas sobre as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Na tentativa de enfraquecer o instituto, o governo transferiu o monitoramento e a divulgação de dados sobre os incêndios florestais no País para o Instituto Nacional de Meteorologia. Para Galvão, ex-diretor do Inpe, esses ataques são a “intenção do governo em destruir os órgãos que incomodam sua situação de conforto”, observa.

A educação é alvo constante, citou a reportagem, ao lembrar que em novembro passado mais de 30 técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram demissão.

Veja a reportagem na íntegra: Jornal da Cultura

Jornal da Ciência