Assembleia Geral da SBPC reafirma manifesto em defesa do Inpe

O Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta apoio integral ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e ao seu diretor, Ricardo Galvão, face às críticas ao trabalho de monitoramento do desmatamento da Amazônia brasileira. A moção aprovada  pela Assembleia Geral de Sócios da SBPC foi encaminhada hoje à Presidência da República, aos ministros da Ciência e do Meio Ambiente e aos presidentes da comissões de ciência e tecnologia na Câmara e no Senado

A Assembleia Geral de Sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reunida na última quinta-feira, 25 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), aprovou por unanimidade a moção em defesa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O documento reafirma os termos do manifesto do Conselho da SBPC publicado em 21 de julho, no início da 71ª Reunião Anual da entidade, realizado em Campo Grande (MS).

No manifesto, o Conselho da SBPC manifesta integral apoio ao Instituto e seu diretor, o professor Ricardo Galvão, alvos de críticas do presidente da República por não concordar com os dados sobre o aumento do desmatamento na Amazônia.

“O diretor do Inpe, Dr. Ricardo Galvão, é um cientista reconhecido internacionalmente, que há décadas contribui para a ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Críticas sem fundamento a uma instituição científica, que atua há cerca de 60 anos e com amplo reconhecimento no País e no exterior, são ofensivas, inaceitáveis e lesivas ao conhecimento científico”, diz a entidade no documento. E acrescenta: “Desmerecer instituições científicas da qualificação do Inpe gera uma imagem negativa do País e da ciência que é aqui realizada”.

A moção foi encaminhada nesta quinta-feira, 1º de agosto, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, aos presidentes das Comissões de C&T no Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado Félix Mendonça Júnior.

Leia a moção abaixo:

“MANIFESTO EM DEFESA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) 

O Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, em reunião realizada no dia 20/07/2019, deliberou por unanimidade manifestar seu apoio integral ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, dirigido pelo Dr. Ricardo Galvão, face às críticas do trabalho do INPE de monitoramento do desmatamento da Amazônia brasileira, apresentadas em entrevista à imprensa internacional pelo Presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro.

Conforme carta das principais entidades nacionais representativas da ciência brasileira, enviada ao Presidente Bolsonaro no dia 10/07/2017 (OF. ABC-97/2019), a ciência produzida pelo INPE está entre as melhores do mundo em suas áreas de atuação, graças a uma equipe de cientistas e técnicos de excelente qualificação, e presta inestimáveis serviços ao País. O Diretor do INPE, Dr. Ricardo Galvão, é um cientista reconhecido internacionalmente, que há décadas contribui para a ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Críticas sem fundamento a uma instituição científica, que atua há cerca de 60 anos e com amplo reconhecimento no País e no exterior, são ofensivas, inaceitáveis e lesivas ao conhecimento científico.

Em ciência, os dados podem ser questionados, porém sempre com argumentos científicos sólidos, e não por motivações de caráter ideológico, político ou de qualquer outra natureza. Desmerecer instituições científicas da qualificação do INPE gera uma imagem negativa do País e da ciência que é aqui realizada. Reafirmamos nossa confiança na qualidade do monitoramento do desmatamento da Amazônia realizado pelo INPE, conforme a carta anteriormente enviada ao Presidente da República, e manifestamos nossa preocupação com as ações recentes que colocam em risco um patrimônio científico estratégico para o desenvolvimento do Brasil e para a soberania nacional.

Campo Grande, 21 de julho de 2019.

Atenciosamente,

ILDEU DE CASTRO MOREIRA

Presidente da SBPC