Associe-se à SBPC. Juntos, somos mais fortes”

O convite é da diretora da SBPC, Lucile Maria Floeter Winter, que ressalta o sucesso da Marcha Virtual pela Ciência, realizada no dia 7 de maio, que contou com a participação de milhares de pessoas em apoio à ciência

lucile

A diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Lucile Maria Floeter Winter, destaca o sucesso da Marcha Virtual pela Ciência, realizada pela entidade no dia 7 de maio, que reuniu milhares de pessoas para mostrar a importância do conhecimento científico para o desenvolvimento do País e para o enfrentamento de crises como a do coronavírus. Para ela, uma maneira de apoiar e fortalecer esse apoio à Ciência brasileira é associar-se à SBPC, que há 72 anos lidera lutas pela educação, pela ciência, pelo meio ambiente, pela democracia e pelo desenvolvimento sustentável do Brasil. “Associe-se à SBPC. Todos juntos somos mais fortes”, afirma em vídeo publicado no Canal SBPC, no YouTube.

A Marcha Virtual pela Ciência tomou conta das redes sociais, alcançando mais de 2 milhões de pessoas. Entidades e instituições científicas de todo o País realizaram debates online e pesquisadores, professores, estudantes, gestores, parlamentares e amigos da ciência se uniram nas duas ondas de tuitaços que levaram o mote da manifestação (#paCTopelavida) ao segundo lugar dos assuntos mais comentados no Brasil naquele dia. A SBPC também recebeu mais de 1200 vídeos com depoimentos sobre a importância da pesquisa científica em tempos de coronavírus.

Para Winter, essa quantidade de participantes mostra que muitas pessoas reconhecem a importância da ciência e a apoiam, principalmente neste cenário atual tão preocupante.

Desde 1948 a SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais da ciência brasileira nas últimas décadas, em particular na definição de políticas públicas para a Ciência & Tecnologia, na elaboração da Constituição Federal Brasileira de 1988 e na criação de Fundações de Amparo à Pesquisa, em quase todos os estados. Nos últimos anos, a entidade tem se dedicado intensamente à luta pelo orçamento adequado ao desenvolvimento do setor e pela valorização das atividades científicas no País. A SBPC luta também pela Educação de qualidade, por políticas ambientais sustentáveis, pelos direitos de populações vulneráveis, pelo fortalecimento da democracia nacional, entre outras frentes. Tanto que essa semana, por exemplo, se manifestou em favor do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Só neste ano, a SBPC conseguiu, junto a outras instituições e sociedades científicas, que senadores tirassem o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da PEC dos Fundos, preservando a principal fonte de financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País. Divulgou manifestos de grande impacto, em defesa da democracia, por um plano claro de enfrentamento da covid-19 no País, em defesa da ciência básica e das ciências humanas e sociais nas prioridades do MCTIC.

No começo de abril, a SBPC, juntamente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), publicou o manifesto “Pacto pela vida e pelo Brasil”, pedindo união de toda a sociedade, solidariedade, disciplina e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus no País. O documento ganhou grande repercussão nacional.

Estas e outras ações são movidas pelo idealismo de cientistas e de todas as pessoas que acreditam na ciência como propulsora do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Para se associar à maior sociedade científica do País basta clicar  neste link.

Assista ao vídeo.

Jornal da Ciência