Atividades da “SBPC Jovem e Família” estão disponíveis no site da 72ª Reunião Anual

A programação lançada no segundo ciclo do evento, em 10 de outubro, conta com atrações para todas as idades, como oficinas de programação, exposição virtual sobre energia nuclear e meteoritos, visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins, concurso de vídeos, laboratório de plastinação e anatomia, experimentos de física, estatística e biologia. Confira e divirta-se!

whatsapp-image-2020-09-03-at-16-31-06

As atividades do segundo ciclo da “SBPC Jovem e Família” da 72ª Reunião Anual, lançada no dia 10 de outubro, estão disponíveis na página do evento até o dia 6 de novembro. A programação está repleta de atrações totalmente virtuais para todas as idades. Todo o conteúdo é gratuito e aberto a todos.

A SBPC Jovem e Família é destinada a estudantes e professores do ensino básico e a todos os amigos da ciência. Aberta a todos e gratuita, a programação tem por objetivo de estimular o contato do público geral com o conhecimento científico, com pesquisadores e com seus experimentos. Segundo os organizadores, a ideia é promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas. Entre as atividades programadas para este ciclo, estão oficinas de programação, exposição virtual sobre energia nuclear e meteoritos, visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins, laboratório de plastinação e anatomia, experimentos de física, estatística e biologia, e concurso de vídeos.

Conheça as atrações e divirta-se!

MINI-OFICINAS VIRTUAIS

  • Aprendendo a Programar com Scratch

Nesta oficina é possível aprender conceitos de programação e desenvolver o pensamento computacional com uma ferramenta de programação em blocos (Scratch). Assista aqui.

  • Tenda da Estatística – Resultado “Vamos medir o palmo da nossa mão?”

A atividade apresenta os primeiros resultados das centenas de medidas do palmo da mão direita recebidas através no nosso formulário. Na apresentação, além dos resultados, será mostrado como se pode usar esse tipo de medida no dia a dia e como essa ideia pode ser extrapolada para outras situações bem úteis na sociedade. Acesse aqui.
Veja também: Série de Vídeos da Tenda da Estatística
Pesquisa Eleitoral  |  Natal ou Carnaval? Em qual feriado mais bebês são concebidos?

VISITAS VIRTUAIS A MUSEUS E LABORATÓRIOS

  • Exposição Virtual “Energia Nuclear”

Para comemorar seus 15 anos, a Casa da Ciência, em parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, apresentou em 2010 a exposição Energia Nuclear, com seus usos na medicina, na geração de energia elétrica e na indústria. Um espaço interativo com várias atividades para conhecer e reconhecer a presença da energia nuclear na natureza e no nosso dia a dia. Acesse aqui.

  • Exposições Virtuais – Museu de Astronomia e Ciências Afins

O Museu de Astronomia e Ciências Afins oferece duas exposições. A primeira chamada “Faz Tempo”, apresenta diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos. A mostra traz o conceito de tempo nos seus aspectos físicos e culturais, conjugando instrumentos científicos do acervo do MAST e aparatos interativos para explorar algumas de suas dimensões. Acesse aqui.

A segunda exposição intitulada “Céu Ticuna”, aborda o uso do conhecimento indígena sobre o céu e a sazonalizade das chuvas e da estiagem e suas estratégias de subsistência em termos dos recursos agrícolas e pesqueiros. Tal conhecimento se baseia na cosmovisão dos índios Ticuna. Acesse aqui.

  • Laboratório de Plastinação e Anatomia – Conheça os Bastidores do Museu de Ciências da Vida

O tour virtual ao interior do Laboratório de Plastinação da UFES mostrará os bastidores do Museu de Ciências da Vida (MCV), ou seja, como os espécimes anatômicos, sejam eles humanos ou animais, são preparados, desde sua chegada no laboratório até sua exibição no MCV. Neste tour o visitante conhecerá as diferentes etapas do processo de plastinação em funcionamento, quais seja: embalsamamento, desidratação, impregnação forçada, e cura, além da estrutura laboratorial. Tudo de forma interativa, onde o visitante poderá participar perguntando e tirando dúvidas em tempo real. Veja aqui.

  • Mostra virtual sobre exposição do Museu de Pesca (Santos-SP)

O projeto VVV – Venha Visitar Virtualmente oportuniza a visitação virtual ao Museu de Pesca (Santos-SP), gerido pelo Instituto de Pesca, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP, ao público interessado em conhecer o acervo e as atividades realizadas por este espaço. Acesse aqui.

  • Museu de Ciências da Terra – Mostra Virtual “Meteoritos Brasileiros”

O Museu de Ciências da Terra (MCTer), que possui uma das maiores coleções de meteoritos do Brasil, com 61 meteoritos catalogados, convida a todos a conhecer sobre estes fragmentos de corpos sólidos do sistema solar, que contam sobre a origem do universo e do planeta. Do acervo do museu, sete são brasileiros (oriundos dos estados BA, SC, MG, CE e GO). Acesse aqui.

  • Museu do Instituto Biológico/SP – Mostra virtual sobre a exposição “Planeta Inseto”

A mostra retrata de forma lúdica diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para a sua sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública. Acesse aqui.

  • Museu InMetro

Nesta atividade, além de conhecer a primeira fase do Museu do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o espaço virtual serve para preservar a memória e contar uma história coerente e estimulante que tem como objetivo tecer uma narrativa que vai do passado, passa pelo presente e se projeta no futuro. Acesse aqui.

  • Passeio virtual ao Parque CienTec/USP

O Parque CienTec (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo) encontra-se dentro do PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), unidade de conservação ambiental onde também estão o Zoológico de São Paulo e o Instituto de Botânica. Neste passeio virtual são apresentadas algumas das atividades existentes, complementadas por informações e atividades que você verá somente aqui. Acesse aqui.

EXPERIMENTOS VIRTUAIS

  • Experimentos de Física “LADIF em Casa”

O museu interativo da Física da UFRJ convida a todos a realizar diversos experimentos divertidos e interessantes que se pode fazer em casa. Veja aqui como fazer.

  • Vivenciando a Biologia em Casa

Experimentos para serem feitos em casa que permitem o despertar da curiosidade científica e questionamentos sobre a biologia e a química do dia-a-dia. Questões sobre a natureza de fenômenos que despertam a curiosidade serão respondidas de maneira divertida com experimentos baratos, que usam material acessível. Quer saber mais sobre como medir o pH? Você sabe lavar as suas mãos? Sabia que é possível extrair DNA de frutas? Eu tenho que me proteger do sol? Veja como conferindo a playlist no canal “Vivenciando a Biologia” no YouTube.

  • Espaço Ciência

O Espaço Ciência de Pernambuco preparou dois experimentos simples que podem ser feitos em casa. O primeiro chamado “Holograma de celular” e o segundo “Cabo de guerra eletrostático“.

VÍDEOS

  • Concurso “Melhor Vídeo de Extração de DNA de Fruta”

As inscrições para o concurso de “melhor vídeo de extração do DNA de fruta” começam dia 10 de outubro de 2020. Para participar enviei um vídeo fazendo extração de DNA em frutas. O ganhador receberá um livro com experimentos de ciência e seu vídeo será publicado no dia 5/12 nas redes sociais do “Coletivo da Ciência – Vivenciando a Biologia”, da EPM/Unifesp. Para mais informações acesse o site www.vivenciandoabiologia.org.

  • Concurso “Minuto da Sustentabilidade”

Abertura de novas inscrições para o Concurso de clipes de 01 minuto, sobre a temática do Desenvolvimento Sustentável, para exibição durante outubro e novembro, no âmbito da SBPC Jovem. As inscrições se encerram em 15 de novembro e a cerimônia de premiação será realizada na sessão de encerramento da 72ª Reunião Anual, evento virtual em 05 de dezembro. O formulário de inscrição estará disponível no site e Facebook da ABCMC. Mais informações no site da ABCMC.

  • Mostra “As Ciências e a Pandemia de COVID-19”

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19” para estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Inscrições até o dia 16 de outubro. Veja mais aqui.

  • Museu de Ciências da Terra – Visita guiada “Minerais, rochas e meteoritos”

O projeto Museu em Movimento do Museu de Ciências da Terra propõe realização de visita guiada, no salão de minerais, rochas e com enfoque especial na coleção de meteoritos. A coleção é constituída por cerca de 6 mil espécies minerais, muitos de rara beleza, interesse gemológico, aproveitamento na indústria e uso na construção civil. Acesso aqui.

  • Museu Paraense Emilio Goeldi – Conheça os peixes das profundezas do rio Tocantins

Assista ao vídeo da série “IctioXingu Expedição Tocantins”, com imagens de peixes que vivem em áreas de correnteza (reofílicos) e associados ao substrato rochoso. Assista aqui.

  • Série de Vídeos sobre COVID-19 “Conhecer para Entender”

Uma iniciativa de jovens pesquisadores, que estão analisando artigos científicos publicados mundialmente nos últimos dias sobre o novo coronavírus. Em projeto coordenado pela conselheira da SBPC, Debora Foguel, uma equipe do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) produz vídeos com resumos de artigos relevantes sobre o coronavírus publicados em revistas científicas. Veja aqui.

  • Série de Vídeos da Tenda da Estatística

O vídeo “Pesquisa Eleitoral”, produzido pela Minas faz Ciência (Fapemig), foi feito durante a TENDA DA ESTATÍSTICA da 69ª Reunião Anual da SBPC ocorrida na UFMG (Belo Horizonte), em 2017, onde a Lisbeth Cordani, professora aposentada do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), onde ela explica de forma bem simples e lúdica o conceito de margem de erro numa pesquisa eleitoral. Assista aqui.

No segundo vídeo, “Natal ou Carnaval? Em qual feriado mais bebês são concebidos? (SPOILER: é no Natal)”, Marcus Nunes, professor do Departamento de Estatística da UFRN, analisa os dados dos nascimentos de mais de 63 milhões de crianças no Brasil (dados de 23 anos) e mostra em que meses do ano nascem mais crianças. A partir das épocas com mais nascimentos, o Nunes tenta estabelecer quais as épocas em que houve mais concepções. Assista aqui.

  • Sessões virtuais de planetário abordando Astronomia e Ciências Afins

Nesta atividade é possível assistir parte da coletânea de vídeos “DE OLHO NO CÉU” desenvolvida pelas instituições: ESA (Agência Espacial Europeia), IAU (União Astronômica Internacional) e ESO (Observatório Europeu do Sul), por ocasião do Ano Internacional da Astronomia, do qual o Planetário Rubens de Azevedo participou realizando dezenas de atividades. Acesse aqui.

  • Visita ao Parque Estadual de Monte Alegre/Pará

Neste vídeo é possível visitar o Parque Estadual de Monte Alegre no município de Monte Alegre, Pará, importante sítio arqueológico de arte rupestre estudado pelo Museu Goeldi. Acesse aqui.

Veja aqui a programação completa.

Jornal da Ciência