Brasil precisa retomar projetos científicos de cooperação internacional, alertam especialistas

Confira na nova edição do Jornal da Ciência Especial, a cobertura dos debates realizados durante a 74ª Reunião Anual da SBPC em torno do presente e do futuro da ciência, da tecnologia e da inovação

capa_page-0001O Brasil precisa retomar a sua participação em projetos científicos de cooperação internacional. Este foi o principal diagnóstico da mesa-redonda sobre o tema, realizada no dia 26 de julho, como parte da programação da 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Participaram do debate Sergio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Lula (2005-2010) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Luiz Davidovich, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Aldo Malavasi, membro do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). A conversa foi mediada pelo vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo.

O futuro do fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil foi tema deste e outros debates realizados durante a 74ª Reunião Anual da SBPC. A instituição reuniu cientistas, pesquisadores, especialistas e autoridades públicas para discutir o tema em diversas perspectivas.

A 74ª Reunião Anual da SBPC, que aconteceu entre os dias 24 e 30 de julho na Universidade de Brasília (UnB), é o tema da nova edição do Jornal da Ciência Especial.

A edição completa está disponível para download gratuito. Baixe o seu e boa leitura!

RAFAEL REVADAM – Jornal da Ciência