Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns é o homenageado de setembro no calendário da SBPC

Nesta terça-feira (14) é comemorado o centenário daquele que foi um defensor intransigente dos Direitos Humanos. Ele teve papel importante para a ciência no Brasil, em 1979, quando atuou para que a 29ª Reunião Anual da SBPC ocorresse na PUC-SP, após a entidade ser impedida pelo regime militar de realizá-la em universidades públicas

calendário

O destaque deste nono mês do ano no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC, é o aniversário do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que nasceu no dia 14 de setembro de 1921. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu no dia 14/12/2016, foi um defensor intransigente dos Direitos Humanos. Sua atuação, como Arcebispo de São Paulo, ficou marcada pela preocupação com os mais pobres e pela denúncia de torturas e perseguições políticas no período da ditadura militar, condensadas no projeto Brasil: Nunca Mais. Em 1985 implantou, em parceria com sua irmã, Zilda Arns, a Pastoral da Criança.

Dom Paulo teve papel importante para a ciência no Brasil, em 1979, quando a SBPC havia programado sua 29ª Reunião Anual para Fortaleza. O evento foi impedido de ser realizado em universidades públicas pelo governo militar. A atuação do cardeal Arns foi decisiva para que a Reunião Anual ocorresse na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). A mobilização para a reunião gerou um recorde de participação e uma grande cobertura da imprensa, que amplificou as vozes em defesa da liberdade de expressão e da democracia.

Nesta edição, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a entidade homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.

Faça aqui o download do calendário. 

Jornal da Ciência