Uma carta assinada pelos presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências, Associação Brasileira de Imprensa e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicada nesta terça-feira, 7, cobra ações de assistência social do governo durante a pandemia do coronavírus. “É hora de entrar em cena no Brasil o coro dos lúcidos, fazendo valer a opção por escolhas científicas, políticas e modelos sociais que coloquem o mundo e a nossa sociedade em um tempo, de fato, novo”, diz o texto.
O documento defende o isolamento como único meio de desacelerar a transmissão do coronavírus, preservando a capacidade dos sistemas de saúde e dando tempo para a implementação de políticas públicas de proteção social. “Devemos, pois, repudiar discursos que desacreditem a eficácia dessa estratégia, colocando em risco a saúde e sobrevivência do povo brasileiro.”
Uma das demandas é para que o governo federal assuma as rédeas de um diálogo entre Poderes. “Presidindo o processo de grandes e urgentes mudanças em harmonia com os poderes da República, ultrapassando a insensatez das provocações e dos personalismos, para se ater aos princípios e aos valores sacramentados na Constituição de 1988”, diz a carta, que elenca medidas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.
Veja o texto na íntegra: BR Político/Estadão