“Centenário do Eclipse de Sobral”: o novo vídeo da SBPC está no ar!

O primeiro vídeo do projeto #SomosTodosCiencia, para a TV SBPC, é uma animação sobre o eclipse solar observado em 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral, aqui no Brasil. Conheça a história do experimento que tornou Albert Einstein um dos cientistas mais famosos do Século XX

A SBPC anuncia o lançamento do primeiro vídeo do seu projeto #SomosTodosCiencia, o “Centenário do Eclipse de Sobral”. A animação, divulgada na TV SBPC, no YouTube,  conta a história do eclipse solar observado em 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral, no interior do Ceará, aqui no Brasil. As  imagens captadas foram decisivas para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Foi graças ao sucesso desse experimento que o físico alemão ficou conhecido como um dos maiores gênios do século XX.

As observações realizadas durante o eclipse solar total em Sobral confirmaram o que previa Einstein com a elaboração de sua Teoria da Relatividade Geral: a luz, ao passar próxima de um corpo de massa muito grande, como o Sol, se desvia. A consolidação dessa Teoria  revolucionou a física moderna e a maneira como vemos e estudamos o universo e os astros.

Pela sua importância e sua contribuição para descobertas ao longo do século até os dias de hoje, com a detecção das ondas gravitacionais e captação da primeira imagem de um buraco negro, o dia escolhido para o lançamento, 16 de maio, é também uma homenagem ao Dia Internacional da Luz, comemorado pela segunda vez neste ano.

vídeo está disponível no canal do YouTube da SBPC e pode ser compartilhado por todos. E até o dia 15 de junho, a animação integra a exposição sobre o centenário desse eclipse solar, no Congresso Nacional, em exibição no Corredor de Acesso ao Plenário, também conhecido como “Túnel do Tempo”.

Assista ao vídeo aqui e compartilhe!

 

 

Jornal da Ciência