Ciência e educação de forma lúdica e divertida

Mini oficinas, visitas a museus e laboratórios, experimentos, peças teatrais e dezenas de outras atividades foram disponibilizadas ao público pela SBPC Jovem e Família e pela SBPC Cultural durante a 72ª Reunião Anual virtual

Levar a alegria e a descontração da SBPC Jovem e Família e a SBPC Cultural para o ambiente virtual. Essa foi a missão dos organizadores destas sessões que são parte integrante da 72ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Não foi uma tarefa fácil, mas os resultados são animadores. Ao longo dos quatro ciclos da RA virtual e estendida, a SBPC Jovem e Família e a SBPC Cultural tiveram juntas 39.849 visualizações. A atração mais concorrida da Jovem e Família foi a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, que teve um forte impacto, com 58 vídeos recebidos e mais de 27 mil visualizações. A Cultural respondeu por mais de 6.300 visualizações.

A Jovem e Família e a Cultural proporcionam uma programação científica, educativa e artística a estudantes, professores, ao público em geral e a todos os amigos da ciência, da educação, da arte e do conhecimento. A ideia é promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas.

Todo ano, a Jovem e Família atrai milhares de visitantes em atividades lúdicas que engajam principalmente as crianças e adolescentes. Este ano, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, com a necessidade de isolamento social, toda a programação foi transferida para o ambiente virtual.

Com 81 atividades programadas entre os ciclos de setembro a dezembro, as páginas da SBPC Jovem e Família tiveram mais de 6.500 acessos. Mini oficinas, visitas a museus e laboratórios, experimentos, concursos, vídeos, e dezenas de outras atividades foram disponibilizadas ao público durante os quatro ciclos. Entre as atividades ofertadas destacam-se o Concurso “Melhor Vídeo de Extração de DNA de Fruta”, a Tenda da Estatística, visitas virtuais ao Museu da Amazônia e do Eclipse de Sobral, “Carlos Chagas Filho” e “Refazendo a viagem de Spix e Martius”. Todo o conteúdo foi gratuito e aberto a todos, sem necessidade de inscrição.

Cláudia Linhares Sales, diretora da SBPC e coordenadora da Jovem e Família, acredita que o formato virtual teve um resultado melhor e mais rico do que o previsto. Isso porque possibilitou levar a um público muito maior uma variedade inédita de produções que vieram de todo o País e que não teriam oportunidade de participar de uma versão presencial do evento. “Houve um grupo de museus e laboratórios que apresentaram conteúdos exclusivos para a Reunião Anual, como o Planetário do Rio de Janeiro e o Museu da Vida, do Espírito Santo”, comentou Linhares.

Para ela, a SBPC Jovem e Família deixou dois grandes legados: o repositório de áudios, que vai colaborar com rádios comunitárias levando conteúdos científicos a comunidades, e especialmente alunos e professores que não têm acesso à internet – ou têm acesso limitado -, e o repositório de vídeos, que auxiliará escolas públicas no ensino a distância enquanto durar a pandemia. Mas não só no isolamento, afirmou Linhares: “Podemos integrar essas ferramentas e ampliar a SBPC Jovem e Família mesmo quando voltarmos a ter aulas presenciais.”

Artistas ganham visibilidade

A coordenadora da SBPC Cultural, Teodora de Araújo Alves, diretora do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição parceira na realização da 72ª RA, destacou a inclusão de grupos musicais, orquestras, corais, dança, teatro e poesia na grande variedade de opções oferecidas este ano. Realizada entre os ciclos de setembro a dezembro, a SBPC Cultural teve 28 atividades que somaram mais de 6.300 visualizações e alcançaram mais de 57 mil contas no YouTube.

Alves, que dez anos atrás coordenou a Cultural da 62ª edição da RA, realizada no campus da UFRN, disse que, evidentemente, o evento presencial demanda muito mais esforço no sentido de garantir toda a infraestrutura, articulação e organização necessárias às apresentações. Mas o evento virtual requer um trabalho específico para que chegue na casa das pessoas com qualidade, envolvendo toda uma equipe e planejamento das comissões.

Para a coordenadora, um legado importante da SBPC Cultural 2020 é que a programação conseguiu condensar e dar maior visibilidade a artistas e produções de vários lugares do Brasil, um alcance que não seria possível em uma reunião presencial. “Acho que foi uma visibilidade muito significativa para todos os participantes e, de fato, o trabalho fluiu muito bem”, destacou.

Mensagem de esperança

Para Claudia Linhares, a SBPC Jovem e Família e a Cultural representaram um sopro de alívio e inspiração em um ano tão difícil para todos os brasileiros. “Encerramos a Reunião Anual com a mensagem de esperança e crença no potencial do Brasil, um país capaz de criar e se reinventar”, afirmou Linhares.

Teodora Alves viu as atividades como um alento. “A arte e a cultura vêm, nesse período de pandemia, como um respiro e um reconhecimento de muitas pessoas que têm percebido o quanto a arte e a cultura são necessárias, um direito dos cidadãos, e a SBPC contribuiu muito para isso.”

Um panorama dos principais assuntos discutidos durante todos os ciclos da 72ª Reunião Anual da SBPC pode ser encontrado na nova edição do Jornal da Ciência impresso, de nº 791, que já está no site e pode ser baixado gratuitamente em PDF. Todas as palestras, mesas-redondas, conferências e atividades estão disponíveis no canal da SBPC no Youtube e no site da RA.

Acesse e confira!

Janes Rocha – Jornal da Ciência