Cientistas preparam documento crítico aos rumos da cultura e do patrimônio histórico no País

Reunidos na CBPF, pesquisadores decidiram ações contra a política do governo em articulação com parlamentares

Pesquisadores de diversas áreas da ciência preparam um abaixo-assinado crítico à política do governo para a cultura e o patrimônio histórico. O tom do documento será um alerta à necessidade de preservação das instituições para continuidade da produção científica, cultural e artística, informou Lígia Bahia, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Rio de Janeiro (SBPC-RJ).

A decisão foi tomada nessa quinta-feira (16/1) em reunião no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), à qual assistiram cerca de 40 pesquisadores e intelectuais, além de representantes de entidades da sociedade civil. Funcionários da Fundação Casa de Rui Barbosa também compareceram e deram um informe sobre a situação na instituição, que motivou o encontro.

Na semana passada, a nova diretora da fundação, a jornalista Letícia Dornelles, exonerou cinco diretores dos centros de pesquisas, causando uma onda de protestos dentro e fora do Brasil.

“Foi uma reunião muito boa, muito representativa, com pesquisadores destacados no Brasil”, definiu Lígia Bahia, acrescentando que apesar de incentivado pelos acontecimentos na Casa de Rui Barbosa, o encontro na CBPF tomou um caráter mais amplo, focando a cultura, o patrimônio histórico, as artes e a ciência. “Precisamos que as instituições estejam completamente intactas para que a cultura, o patrimônio e a ciência no Brasil continuem ocorrendo”, afirmou a secretária regional da SBPC.

Segundo ela, decidiu-se por duas ações principais. Uma é elaboração de um documento para ser assinado por associações, intelectuais e artistas, de caráter mais amplo e âmbito nacional, tentando focar a cultura, patrimônio e a artes; e uma segunda iniciativa é realizar uma reunião com a bancada parlamentar do Rio de Janeiro, tanto a federal, quanto a estadual, e os vereadores, no início de fevereiro. O objetivo é obter apoio dos políticos para conter o processo de descontinuidade administrativa que afeta a pesquisa, a produção de conhecimento e a cultura.

Janes Rocha – Jornal da Ciência