Claudia Costin avalia programa “Futuras Cientistas” no CNN Brasil

Durante a conversa, ela ressalta ainda os cortes sofridos pelo MCTI e as universidades federais

Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, participa de telejornal da CNN Brasil para falar sobre o programa Futura Cientistas. Para ela, a iniciativa é importante, mas ressalta preocupação com sua expansão diante dos cortes sofridos pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e por universidades federais.

O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Em sua avaliação o programa é positivo porque o campo da ciência e da tecnologia ainda preserva a “cultura de que mulher é para ficar em casa”.  “Isso pode e deve ser revertido, para que a gente tenha um acesso mais igualitário (a carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia)”, destaca.

Ela comenta ainda que o programa deveria ser expandido, embora não esteja confiante diante dos bloqueios de verbas sofridos pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e pelas universidades. “Isso não prenuncia uma oportunidade de ampliação de iniciativas como essa e de investimento em locais que o Brasil mais precisa, que é educação, ciência, tecnologia e inovação. Por isso, reagiu corretamente a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) reclamando, em 12 de setembro, dos cortes”, afirma.

Com previsão de 470 vagas, o Futuras Cientistas está com inscrições abertas desde segunda-feira (20). Todas as vagas estão sendo destinadas a alunas do ensino médio e professoras da rede pública de ensino.

Veja aqui a entrevista na íntegra:  CNN Brasil