Em março, a SBPC iniciou oficialmente seu processo eleitoral com a divulgação da Primeira Circular das Eleições 2025, convocando seus sócios a regularizarem sua situação para participarem do pleito. O mês foi marcado por intensos debates públicos, editoriais e ações institucionais que reafirmaram o papel da entidade na defesa da ciência e da democracia.
Entre os destaques, a SBPC se uniu a mais de 100 instituições internacionais em um manifesto da Federação Europeia de Academias de Ciências e Humanidades contra ataques à liberdade acadêmica. Promoveu debates sobre violência de Estado com a professora Vera Paiva, e sobre o autoritarismo no Brasil, relacionando o golpe de 1964 aos eventos de 8 de janeiro de 2023. Também publicou nota firme contra declarações violentas de um senador à ministra Marina Silva.
A entidade celebrou ainda a conquista de Ana Tereza Vasconcelos, primeira brasileira eleita Fellow da ISCB, e a homenagem a Claudia Linhares Sales na Câmara Municipal de Fortaleza. Em Porto Velho, a SBPC-RO realizou o “Colóquio Pesquisa & Sociedade”, com a presença do presidente Renato Janine Ribeiro.
O mês contou com quatro editoriais especiais no JC Notícias e uma análise do PLOA 2025, alertando para riscos na manutenção de bolsas de pesquisa.
Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mantém firme aos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.
O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.
Fique por dentro e faça parte!
MARÇO
No dia 7, a SBPC divulgou a Primeira Circular das Eleições 2025, com prazos do processo eleitoral. Nela, a entidade solicitou aos seus sócios que atualizassem seus cadastros e sua anuidade para participar do pleito.
No mesmo dia, divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento de Isaac Roitman.
Ao longo do mês, a entidade publicou quatro editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 7, abordou o tema Mulheres e poder. A seguinte, do dia 14, focou nos 40 anos do MCTI. A terceira, publicada no dia 21, tratou da China, a superpotência científica. Enquanto que a última, divulgada no dia 28, abordou o Golpe de Estado e defesa da democracia.
No dia 11, a SBPC divulgou que está entre as mais de 100 entidades científicas que assinaram o manifesto da Federação Europeia de Academias de Ciências e Humanidades que denunciou ameaças à liberdade acadêmica e ao financiamento da pesquisa nos Estados Unidos.
No dia seguinte, 12 de março, promoveu debate com a professora Vera Paiva sobre a resistência das mulheres à violência do Estado. Durante o evento, ela disse que combater as violências atuais exige reconhecer as do passado.
No dia 13, a entidade publicou que Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC/MCTI), diretora da SBPC e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi eleita Fellow da Sociedade Internacional para a Biologia Computacional (International Society for Computational Biology – ISCB). Ela é pioneira da área de bioinformática no País e se tornou a primeira brasileira a ingressar na entidade.
No dia 18, a entidade informou que a diretora da SBPC, Claudia Linhares Sales foi homenageada na Câmara Municipal de Fortaleza.
No dia 21, divulgou a Nota da SBPC sobre a agressão à Ministra Marina Silva. Em evento no Amazonas, ao referir-se ao discurso da ministra na CPI das ONGs, senador Plínio Valério disse: “Imagine o que é tolerar a Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la.” Para a SBPC, fala agressiva do parlamentar é “totalmente inaceitável”
No mesmo dia, a SBPC-RO promoveu “Colóquio Pesquisa & Sociedade” em Porto Velho, com a participação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
Três dias depois, no dia 24, a entidade divulgou que a análise realizada pela assessoria parlamentar da SBPC da PLOA 2025 onde mostrou impacto da distribuição de verbas para a Ciência, que pode comprometer a gestão de bolsas de pesquisa.
No último dia do mês promoveu o debate “Do Golpe Militar de 64 ao 8 de Janeiro de 2023: a necessidade de defender a democracia”.
Jornal da Ciência