Confira os assuntos que serão discutidos na 71ª Reunião Anual

O evento será realizado de 21 a 27 de julho de 2019, na UFMS, em Campo Grande, e terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”

Os assuntos que serão discutidos na programação científica da 71ª Reunião Anual da SBPC já estão disponíveis no site do evento. Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, o encontro atrairá, entre os dias 21 e 27 de julho, milhares de pessoas ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para mostrar o que melhor se faz em ciência hoje no Brasil.

“A crise na democracia no Brasil”, “A questão das águas no Brasil e no mundo”, “Energia nuclear”, “Evolução humana e criacionismo”, “O Impacto da privação de sono na sociedade atual”, Flora e Mato Grosso do Sul”, “Megacidades e vulnerabilidade para doenças infecciosas, crônicas e degenerativas”, “Mudanças climáticas”, Microbiomas”, “Violência: grave questão de saúde pública”, são alguns dos assuntos apresentados nas conferências durante a semana do evento.

Já nas mesas-redondas, estão programadas discussões sobre “A técnica do CRISPR na edição genética”, “A tragédia de Brumadinho”, “Avaliação da produção acadêmica científica brasileira, responsabilidade social e soberania”, “Biodiversidade e bioeconomia: riscos, oportunidades e o impasse brasileiro”, “identificação de leishmania e diagnóstico de leishmaniose por métodos moleculares”, “Mulheres na ciência: desafios e perspectivas”, “O que pensam os jovens sobre a ciência – pesquisa x realidade”, além de outras.

Minicursos

A edição deste ano da Reunião Anual trará ainda 46 minicursos, que serão realizados entre os dias 23 e 25 de julho, das 08h às 10h. Os participantes poderão escolher entre temas como “A educação científica crítica: experiência docente e a abordagem extensionista na educação básica”, “Animais peçonhentos: diversidade e aplicações biotecnológicas das peçonhas”, “Biodiversidade de frutos do cerrado/pantanal: potencialidades nutricionais, tecnológicas e sensoriais”, “Conhecimentos tradicionais e consciência museológicas do movimento indígena”, “Cultivo de espécies arbóreas do cerrado como instrumento de valorização do bioma”, “Grafite: expressão e transgressão no contexto contemporâneo”, “Matemática e mágica – o fascínio em mão dupla”, “Redação Científica”, entre outros.

Cada minicurso tem carga horária de oito horas e para obter o certificado de frequência é preciso ter no mínimo de 75% de presença. Todos eles ocorrerão simultaneamente, por isso, é possível fazer a matrícula em somente um minicurso.

O período de inscrição online é de 29 de abril a 11 de julho.

Confira aqui a lista completa dos assuntos que serão discutidos durante a 71ª Reunião Anual da SBPC. Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/

Jornal da Ciência